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Quadros

JORGE REIDER (1912 Steyer-Áustria - 1962 São Paulo-Brasil ) - 40 x 50 cm : '' Rosas '' clássica pintura á óleo sobre tela representando belíssimo buque de rosas , assinado no canto inferior direito . Perfeito estado de conservação, acompanha magnifica moldura em madeira de época decorada com rico trabalho medindo 64 x 74 cm . Nota: As condições severas do pós-guerra na Europa trouxeram para o Brasil, em 1927, o jovem Reider, acompanhado de seu padrasto Karl Scwinghammer, sua mãe Tereza, e seus irmãos Carlos e Tereza. Relatos de parentes e anotações de antigos cadernos atestam que ele já desenhava desde criança, antes mesmo de deixar a Áustria. Inicialmente trabalhou num armazém da Avenida Rebouças e mais tarde, aos 17 anos, tornou-se aprendiz no atelier do pintor Link, especializando-se em pintura sacra, douração e afresco. Acompanhou seu mestre em diversos trabalhos, com destaque para as igrejas da Praça Patriarca e do Largo São Francisco. O medo de altura não o impediu de participar na pintura da imensa ilustração da bebida Fernet Branca, na fachada lateral do Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, no ano de 1930. Em 1936 realizou serviços de restauração e pintura no teto da igreja do Convento de Nossa Senhora do Amparo, em São Sebastião, pelo que ficou hospedado por lá durante seis meses. Já ao final da década de 1930, muda sua assinatura de G. Reider para Jorge Reider. Casou-se em 1939, com a também austríaca Helene Burger. Um ano depois, muda para o bairro do Sumaré, onde viria a montar o seu ateliê. Nesse período, já vivia exclusivamente da pintura de cavalete, executando com maestria os temas que o consagraram: florais, paisagens, retratos e naturezas mortas, que atestam o quanto era eclético em sua temática. O respeito pelas galerias foi conquistado graças à admiração de uma clientela exclusiva e requintada, que já o procurava com avidez. É dessa época a parceria com galerias como: Quarto Centenário, Unterman, Califórnia e Guatapará. Entretanto, o seu melhor mercado era mesmo o Rio de Janeiro, então capital federal (na época), e onde realizava diversas exposições individuais, todas com muito sucesso. Estima-se que a maioria de sua produção, cerca de 5 mil telas e estudos, ainda esteja em coleções particulares da cidade fluminense. Além do Rio de Janeiro, expôs também em Curitiba, Joinville e Porto Alegre. Em São Paulo, chegou a expor mais de uma vez na saguão do Teatro Municipal, no Liceu de Artes e Ofícios e no Conjunto Nacional. Em todas elas, uma boa receptividade do público. Tinha um desenho seguro, que lhe proporcionava pinceladas soltas e espontâneas quando pintava. Mesmo que à partir da década de 50, uma onda modernista conquistasse o mercado brasileiro, manteve-se firme no que sabia fazer de melhor, pintar as belezas da terra que um dia adotou como sua. Acima de tudo, era um estrangeiro que amava o Brasil. Não deu aulas, viveu exclusivamente da venda de suas telas. Foi membro da Associação Paulista de Belas Artes. Suas principais musas foram as rosas, que ele retratou como ninguém, até sua morte. Faleceu cedo, aos 49 anos de idade, numa tarde de outono. Em 1972, uma exposição retrospectiva no Clube Bamberg comemorou 10 anos de sua morte. Muitas de suas obras continuam sendo disputadas em leilões, até hoje.Jorge Reider foi a primeira referência e o grande estímulo para a carreira de um neto seu, Alexandre Reider, comprovando o quanto a formação cultural brasileira tem raízes nas mais diversas origens. Precursor de um estilo próprio para pintura de flores, Jorge Reider influencia, até hoje, muitos artistas que se enveredem por essa temática.

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Tipo: Quadros

JORGE REIDER (1912 Steyer-Áustria - 1962 São Paulo-Brasil ) - 40 x 50 cm : '' Rosas '' clássica pintura á óleo sobre tela representando belíssimo buque de rosas , assinado no canto inferior direito . Perfeito estado de conservação, acompanha magnifica moldura em madeira de época decorada com rico trabalho medindo 64 x 74 cm . Nota: As condições severas do pós-guerra na Europa trouxeram para o Brasil, em 1927, o jovem Reider, acompanhado de seu padrasto Karl Scwinghammer, sua mãe Tereza, e seus irmãos Carlos e Tereza. Relatos de parentes e anotações de antigos cadernos atestam que ele já desenhava desde criança, antes mesmo de deixar a Áustria. Inicialmente trabalhou num armazém da Avenida Rebouças e mais tarde, aos 17 anos, tornou-se aprendiz no atelier do pintor Link, especializando-se em pintura sacra, douração e afresco. Acompanhou seu mestre em diversos trabalhos, com destaque para as igrejas da Praça Patriarca e do Largo São Francisco. O medo de altura não o impediu de participar na pintura da imensa ilustração da bebida Fernet Branca, na fachada lateral do Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, no ano de 1930. Em 1936 realizou serviços de restauração e pintura no teto da igreja do Convento de Nossa Senhora do Amparo, em São Sebastião, pelo que ficou hospedado por lá durante seis meses. Já ao final da década de 1930, muda sua assinatura de G. Reider para Jorge Reider. Casou-se em 1939, com a também austríaca Helene Burger. Um ano depois, muda para o bairro do Sumaré, onde viria a montar o seu ateliê. Nesse período, já vivia exclusivamente da pintura de cavalete, executando com maestria os temas que o consagraram: florais, paisagens, retratos e naturezas mortas, que atestam o quanto era eclético em sua temática. O respeito pelas galerias foi conquistado graças à admiração de uma clientela exclusiva e requintada, que já o procurava com avidez. É dessa época a parceria com galerias como: Quarto Centenário, Unterman, Califórnia e Guatapará. Entretanto, o seu melhor mercado era mesmo o Rio de Janeiro, então capital federal (na época), e onde realizava diversas exposições individuais, todas com muito sucesso. Estima-se que a maioria de sua produção, cerca de 5 mil telas e estudos, ainda esteja em coleções particulares da cidade fluminense. Além do Rio de Janeiro, expôs também em Curitiba, Joinville e Porto Alegre. Em São Paulo, chegou a expor mais de uma vez na saguão do Teatro Municipal, no Liceu de Artes e Ofícios e no Conjunto Nacional. Em todas elas, uma boa receptividade do público. Tinha um desenho seguro, que lhe proporcionava pinceladas soltas e espontâneas quando pintava. Mesmo que à partir da década de 50, uma onda modernista conquistasse o mercado brasileiro, manteve-se firme no que sabia fazer de melhor, pintar as belezas da terra que um dia adotou como sua. Acima de tudo, era um estrangeiro que amava o Brasil. Não deu aulas, viveu exclusivamente da venda de suas telas. Foi membro da Associação Paulista de Belas Artes. Suas principais musas foram as rosas, que ele retratou como ninguém, até sua morte. Faleceu cedo, aos 49 anos de idade, numa tarde de outono. Em 1972, uma exposição retrospectiva no Clube Bamberg comemorou 10 anos de sua morte. Muitas de suas obras continuam sendo disputadas em leilões, até hoje.Jorge Reider foi a primeira referência e o grande estímulo para a carreira de um neto seu, Alexandre Reider, comprovando o quanto a formação cultural brasileira tem raízes nas mais diversas origens. Precursor de um estilo próprio para pintura de flores, Jorge Reider influencia, até hoje, muitos artistas que se enveredem por essa temática.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catálogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    13.1. O leiloeiro Oficial não emite Nota Fiscal eletrônica .

    13.2. Após pagamento será emitido Nota de Arrematação .
    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados junto ao valor do transporte, mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o término do leilão.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita. Opção de parcelamento online através do Pag Seguro Uol em até 12 vezes com taxa consulte .

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. As embalagens são especiais para minimizar o risco de quebra , a casa adiciona ao valor do transporte a embalagem e translado até a agência mais próxima . Não nos responsabilizamos pela entrega das mercadorias pelo correio ou transportadora. Apenas postamos as mesmas . O custo é arcado pelo arrematante e por conta e risco do mesmo . A ECT CORREIOS E TRANSPORTADORAS NÃO OFERECEM SEGURO CONTRA QUALQUER TIPO DE DANO .