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MANLIO MORETTO - Belíssima pintura representando Paisagem ( Itaparica , mar grande/BA ) , assinado pelo premiado e catalogado artista Manlio Moretto no canto inferior esquerdo e datado de 1993 . excelente estado de conservação . mede 10 x 16 cm , acompanha bela moldura em madeira dourada com vidro medindo 24 x 28 cm . NOTA: José Antonio Moretto MANLIO MORETTO (1917)Nasceu em São Paulo, São Paulo; Brasil Está no sangue de Manlio Moretto a vocação para a arte, trazida por seus pais, quando da Itália vieram para o Brasil, há mai de um século. Bem cedo, aos 11 anos de idade, essa inclinação para a arte se manifesta de forma brutal, valendo-lhe nota zero na disciplina de Geografia do curso ginasial. A tarefa era desenhar o mapa do Brasil. O mestre, ao ver a qualidade do desenho de Manlio, não acreditou que tivesse sido ele o autor do trabalho e desclassificou-o com nota zero. Aos 17 anos de idade, folheia uma revista e encontra um pequeno quadro em preto e branco, Bodas de Ouro de Arturo Ricci. Seduzido pela beleza do que vê, amplia e transforma o desenho num quadro em cores.Anos mais tarde, ao cursar engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, aprende perspectiva na cadeira de Desenho Arquitetônico com Prestes Maia, que passa a ser seu único mestre. Entretanto, já conhecia Edgard Oehlmeyer, tido por muitos como um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. Oehlmeyer entra na vida de Moretto de forma puramente casual: namorava e mais tarde veio a casar com uma amiga de sua futura concunhada.Os temperamentos de Moretto e Oehlmeyer eram completamente diferentes, mas tinham em comum a amizade e a profunda paixão pelos ideais artísticos que compartilhavam. Já casados, Moretto e Oehlmeyer passaram a viajar juntos nas férias, procurando recantos paisagísticos por este vasto Brasil. Foi assim que vieram a conhecer locais como: Parati, São Luiz do Paraitinga, Ouro Preto, Salvador, Itaparica e muitos outros. Nessas incursões por lugares remotos, hospedavam-se nas pensões mais humildes que encontravam a comodidade e o conforto atrapalhavam-lhes os objetivos.A profissão de engenheiro era a outra metade da vida de Moretto. Recém-ingresso na antiga Light, especializou-se em hidrologia e viu-se obrigado a constantes viagens pelo país. Delineia-se nele, nesse momento, a genuína vocação de paisagista, transformando o trabalho de engenheiro em verdadeiro prazer, dando asas à sua imaginação de artista.Os anos passam-se, as viagens sucedem-se e, sem se aperceber, Manlio pinta o Brasil: mais de uma centena de cidades retratadas, abrangendo mais de mil localidades diferentes.Falecido precocemente Oehlmeyer, seu constante companheiro de viagens, Moretto continua percorrendo sozinho novos espaços. Devido à sua figura despojada de viajante solitário, passa por situações inusitadas, chegando a ser considerado até mesmo espião russo...Hoje, nonagenário e após meio século de viagens, alimenta ainda na alma a vontade e a esperança de revisitar lugares do passado. O peso dos anos, porém, já não lhe permite locomover-se com a facilidade de outrora. As viagens limitam-se, então, ao sonho que se transforma na realidade das obras criadas no seu atelier. LEGADO CULTURAL DE MANLIO MORETTO A arte de Manlio Moretto não deve ser vista sob determinado aspecto, mas em vários: histórico, arquitetônico, romântico e iconográfico. Ao contrário do que muitos imaginam nada tem a ver com Debret ou Rugendas, que estiveram no Brasil para retratar os costumes das gentes nativas. Moretto não teve a intenção de pintar o Brasil, embora, com o decorrer dos anos, acabe constatando que o tenha feito. Outro aspecto é o resgate de memória, quando retrata um Brasil que ostensivamente vai desaparecendo. Muitos dos lugares por ele registrados não mais existem, pelo menos com a forma que tinham quando do seu registro. A transmissão do Belo, em Manlio Moretto, faz-se sentir nas cores quentes que emprega e, em alguns casos, nas nuances de um só tom, o que faz com que muitos enalteçam a poesia que imprime ao realismo. A Sociarte (Sociedade dos Amigos da Arte de São Paulo), ao aperceber-se deste romantismo, elege-o como O Mestre do Paisagismo Brasileiro.Manlio Moretto assume em sua obra uma atitude de responsabilidade total perante a arte rejeitando cópias e o emprego da máquina fotográfica. Sua expressão romântica reveste-se de uma sensação única de paz. CRÍTICA Manlio Moretto mostra a inegável segurança de um mestre do desenho. Suas linhas e contornos são espontâneos, rápidos e, no entanto, decisivos. Seus caminhos nos colocam dentro do próprio quadro, onde ansiamos por ver ainda mais. ... Marilyn DiggsPurdue University West Lafayette Indiana (U.S.A.)

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MANLIO MORETTO - Belíssima pintura representando Paisagem ( Itaparica , mar grande/BA ) , assinado pelo premiado e catalogado artista Manlio Moretto no canto inferior esquerdo e datado de 1993 . excelente estado de conservação . mede 10 x 16 cm , acompanha bela moldura em madeira dourada com vidro medindo 24 x 28 cm . NOTA: José Antonio Moretto MANLIO MORETTO (1917)Nasceu em São Paulo, São Paulo; Brasil Está no sangue de Manlio Moretto a vocação para a arte, trazida por seus pais, quando da Itália vieram para o Brasil, há mai de um século. Bem cedo, aos 11 anos de idade, essa inclinação para a arte se manifesta de forma brutal, valendo-lhe nota zero na disciplina de Geografia do curso ginasial. A tarefa era desenhar o mapa do Brasil. O mestre, ao ver a qualidade do desenho de Manlio, não acreditou que tivesse sido ele o autor do trabalho e desclassificou-o com nota zero. Aos 17 anos de idade, folheia uma revista e encontra um pequeno quadro em preto e branco, Bodas de Ouro de Arturo Ricci. Seduzido pela beleza do que vê, amplia e transforma o desenho num quadro em cores.Anos mais tarde, ao cursar engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, aprende perspectiva na cadeira de Desenho Arquitetônico com Prestes Maia, que passa a ser seu único mestre. Entretanto, já conhecia Edgard Oehlmeyer, tido por muitos como um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. Oehlmeyer entra na vida de Moretto de forma puramente casual: namorava e mais tarde veio a casar com uma amiga de sua futura concunhada.Os temperamentos de Moretto e Oehlmeyer eram completamente diferentes, mas tinham em comum a amizade e a profunda paixão pelos ideais artísticos que compartilhavam. Já casados, Moretto e Oehlmeyer passaram a viajar juntos nas férias, procurando recantos paisagísticos por este vasto Brasil. Foi assim que vieram a conhecer locais como: Parati, São Luiz do Paraitinga, Ouro Preto, Salvador, Itaparica e muitos outros. Nessas incursões por lugares remotos, hospedavam-se nas pensões mais humildes que encontravam a comodidade e o conforto atrapalhavam-lhes os objetivos.A profissão de engenheiro era a outra metade da vida de Moretto. Recém-ingresso na antiga Light, especializou-se em hidrologia e viu-se obrigado a constantes viagens pelo país. Delineia-se nele, nesse momento, a genuína vocação de paisagista, transformando o trabalho de engenheiro em verdadeiro prazer, dando asas à sua imaginação de artista.Os anos passam-se, as viagens sucedem-se e, sem se aperceber, Manlio pinta o Brasil: mais de uma centena de cidades retratadas, abrangendo mais de mil localidades diferentes.Falecido precocemente Oehlmeyer, seu constante companheiro de viagens, Moretto continua percorrendo sozinho novos espaços. Devido à sua figura despojada de viajante solitário, passa por situações inusitadas, chegando a ser considerado até mesmo espião russo...Hoje, nonagenário e após meio século de viagens, alimenta ainda na alma a vontade e a esperança de revisitar lugares do passado. O peso dos anos, porém, já não lhe permite locomover-se com a facilidade de outrora. As viagens limitam-se, então, ao sonho que se transforma na realidade das obras criadas no seu atelier. LEGADO CULTURAL DE MANLIO MORETTO A arte de Manlio Moretto não deve ser vista sob determinado aspecto, mas em vários: histórico, arquitetônico, romântico e iconográfico. Ao contrário do que muitos imaginam nada tem a ver com Debret ou Rugendas, que estiveram no Brasil para retratar os costumes das gentes nativas. Moretto não teve a intenção de pintar o Brasil, embora, com o decorrer dos anos, acabe constatando que o tenha feito. Outro aspecto é o resgate de memória, quando retrata um Brasil que ostensivamente vai desaparecendo. Muitos dos lugares por ele registrados não mais existem, pelo menos com a forma que tinham quando do seu registro. A transmissão do Belo, em Manlio Moretto, faz-se sentir nas cores quentes que emprega e, em alguns casos, nas nuances de um só tom, o que faz com que muitos enalteçam a poesia que imprime ao realismo. A Sociarte (Sociedade dos Amigos da Arte de São Paulo), ao aperceber-se deste romantismo, elege-o como O Mestre do Paisagismo Brasileiro.Manlio Moretto assume em sua obra uma atitude de responsabilidade total perante a arte rejeitando cópias e o emprego da máquina fotográfica. Sua expressão romântica reveste-se de uma sensação única de paz. CRÍTICA Manlio Moretto mostra a inegável segurança de um mestre do desenho. Suas linhas e contornos são espontâneos, rápidos e, no entanto, decisivos. Seus caminhos nos colocam dentro do próprio quadro, onde ansiamos por ver ainda mais. ... Marilyn DiggsPurdue University West Lafayette Indiana (U.S.A.)

Informações

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    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    13.1. O leiloeiro Oficial não emite Nota Fiscal eletrônica .

    13.2. Após pagamento será emitido Nota de Arrematação .
    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados junto ao valor do transporte, mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita. Opção de parcelamento online através do Pag Seguro Uol em até 12 vezes com juros

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. As embalagens são especiais para minimizar o risco de quebra , a casa adiciona ao valor do transporte a embalagem e translado até a agência mais próxima . Não nos responsabilizamos pela entrega das mercadorias pelo correio ou transportadora. Apenas postamos as mesmas . O custo é arcado pelo arrematante e por conta e risco do mesmo . A ECT CORREIOS E TRANSPORTADORAS NÃO OFERECEM SEGURO CONTRA QUALQUER TIPO DE DANO .