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CÂNDIDO PORTINARI (Brodowski-SP, 1903 - Rio de Janeiro, 1962) 81 de 100 - Belíssima e rara gravura representando linda cena de músicos rica em movimentos, assinada individualmente e datada de 1957. Mede 15,5 x 26 cm. Enquadrada em elegante moldura da época de madeira medindo 33 x 43 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: Candido Portinari OMC (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou mais de cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,1 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.234Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.BiografiaInterior da casa onde Portinari morou em Brodowski, atual Museu Casa de Portinari.Da esquerda para a direita: Candido Portinari, Antônio Bento, Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco. Rio de Janeiro, 1936.Candido Portinari nasceu numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo, à época distrito do município de Batatais.5 Seus pais eram os imigrantes italianos Giovan Battista Portinari (João Baptista Portinari) e Domenica Turcato (Domingas Torquato), originários de Chiampo e Tezze sul Brenta, respectivamente, ambos municípios da província de Vicenza no Vêneto.67Com a vocação artística logo na infância, Portinari teve pouco estudo não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuavam na restauração de igrejas, passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.1Aos 16 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Mesmo com toda essa badalação, começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.1Um dos principais prêmios almejados por Portinari era a medalha de ouro do Salão da ENBA. Nos anos de 1926 e 1927, o pintor conseguiu destaque, mas não venceu. Anos depois, Portinari chegou a afirmar que suas telas com elementos modernistas escandalizaram os juízes do concurso. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.1Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli (1912-2006), uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida. A distância de Portinari de suas raízes acabou aproximando o artista do Brasil, e despertou nele um interesse social muito mais profundo.1Em 1931, Portinari volta ao Brasil renovado. Muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e a ideia das pinturas. Ele quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. Aos poucos o artista deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos. Ganhando nova notoriedade entre a imprensa, Portinari expõe três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial em Nova Iorque de 1939. Os quadros chamam a atenção de Alfred Barr, diretor geral do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA).1A década de 1940 começa muito bem para Portinari. Alfred Barr compra a tela "Morro do Rio" e imediatamente a expõe no MoMA, ao lado de artistas consagrados mundialmente. O interesse geral pelo trabalho do artista brasileiro faz Barr preparar uma exposição individual para Portinari em plena Nova Iorque. Nessa época, Portinari faz dois murais para a Biblioteca do Congresso em Washington. Ao visitar o MoMA, Portinari se impressiona com uma obra que mudaria seu estilo novamente: "Guernica" de Pablo Picasso.1Participação políticaPortinari foi ativo no movimento político-partidário, inclusive, candidatando-se a deputado federal8 em 1945 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB)910 e a senador, em 1947,11 pleito em que aparecia em todas as sondagens como vencedor, mas perdendo com uma pequena margem de votos, fato que levantou suspeitas de fraude para derrotá-lo devido o cerco aos membros do PCB.9MorteBusto de Portinari na praça que leva seu nome em Brodowski.Em 1952, uma anistia geral faz com que Portinari voltasse ao Brasil. No mesmo ano, a 1 Bienal de São Paulo expõe obras de Portinari com destaque em uma sala particular. Mas a década de 1950 seria marcada por diversos problemas de saúde. Em 1954, Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo (conhecida clinicamente como saturnismo) presente nas tintas que usava.Desobedecendo as ordens médicas, Portinari continuava pintando e viajando com frequência para exposições nos Estados Unidos, Europa e Israel. No começo de 1962, a prefeitura de Barcelona convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Candido Portinari morre de intoxicação pelas tintas que utilizava nas telas.12 Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.13ObrasA descoberta da terra, 1941. Pintura mural de Portinari no edifício da Biblioteca do Congresso, Washington, DC....Nenhum pintor pintou mais um País do que Portinari pintou o seu... (Israel Pedrosa). Seus temas sociais, históricos, religiosos, o trabalho no campo e na cidade, os tipos populares, a festa popular, a infância, o folclore, os retratos dos grandes brasileiros de sua geração, a fauna, a flora e a paisagem, demonstram com eloquência a reflexão de Israel Pedrosa. Inúmeras foram as suas influências. Suas pinturas se aproximam do renascimento italiano, do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos. Foi um dos mais importantes representantes do Neo-Realismo, tendo influenciado inúmeros artistas deste movimento. Para compreender mais a fundo a importância de Portinari para a arte mundial, recomenda-se a leitura do texto magistral de Pedrosa, intitulado Portinari, o Pintor do Novo Mundo.1Entre suas obras mais prestigiadas e famosas, destacam-se os painéis Guerra e Paz (1953-1956), que foram presenteados em 1956 à sede da ONU de Nova Iorque. Na época, as autoridades dos Estados Unidos não permitiram a ida de Portinari para a inauguração dos murais, devido às ligações do artista com o Partido Comunista Brasileiro. Antes de seguirem aos EUA, o empresário e mecenas ítalo-brasileiro Ciccillo Matarazzo tentou trazer os painéis para São Paulo, terra natal de Portinari, para apresentá-las ao público. Porém, isto não foi possível.14 Porém, em fevereiro de 1956, os painéis foram exibidos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença do pintor.1516 e em novembro de 2010, depois de 53 anos, os painéis voltaram ao Brasil, onde foram exibidos, em dezembro do mesmo ano, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Para saber mais, ver Guerra e Paz) e, em 2012, no Memorial da América Latina, em São Paulo.1Além de retratar as cores do Brasil, o artista também se dedicou a pintar situações religiosas; apesar de dizer-se ateu. Portinari criou uma série de obras no gênero.1718As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo, situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski. São 23 obras, incluindo 2 retratos:1O painel de azulejos "As quatro estações" de Portinari é uma das mais importantes expressões do modernismo a céu aberto no Brasil. Finalizado em 1956, a obra mede 448 cm por 795 cm, sendo uma das 14 obras em azulejos de Portinari existentes no Brasil.19 Localizada no pavimento térreo do Edifício Clube Juiz de Fora, voltado para a Avenida Barão do Rio Branco onde também é possível observar o mosaico em pastilha cerâmica de cavalos do mesmo autor estampando a fachada do mesmo Edifício Clube.20 Tanto o painel As quatro estações quanto o mosaico de cavalos são tombados pelo Município de Juiz de Fora.21Uma das obras mais importantes de Portinari, O lavrador de café, foi furtada do segundo andar do Museu de Arte de São Paulo na madrugada do dia 20 de dezembro de 2007, em uma ação de três minutos, juntamente com o quadro Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso. Estas obras foram resgatadas e restituídas ao museu dia 8 de janeiro de 2008, sem sofrer avarias.22Portinari em 1958Os Milagres de Nossa Senhora;Via Sacra (composta de 14 quadros);Jesus e os Apóstolos;A Sagrada Família;Fuga para o Egito;O Batismo;Martírio de São Sebastião;Colhedores de Café;Mestiço;Menino com Pássaro;O Lavrador de Café;O Sapateiro de Brodowski;Espantalho;Menino com Pião;Lavadeiras;Grupos de Meninas Brincando;Menino com Carneiro;Cena Rural;A Primeira Missa no Brasil;São Francisco de Assis;Tiradentes;Ceia;Os Retirantes;Futebol;O Sofrimento de Laio;Criança Morta;Pipa.No ramo de ilustrações literárias, Portinari, através da Sociedade dos Cem Bibliofilos do Brasil, realizou ilustrações para as obras Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1944232425 e O Alienista em 1948.2627 Portinari também ilustrou a obra Dom Quixote, mas as ilustrações só foram lançadas décadas depois através do projeto Diálogo Cultural Brasil-Espanha.28Homenagens, títulos e prêmiosPortinari e suas obras representados na cédula de 5000 Cruzados, que circulou no Brasil entre 1986 e 19891940 Chicago (Estados Unidos) A Universidade de Chicago publica o primeiro livro sobre o pintor, Portinari: His Life and Art, com introdução do artista Rockwell Kent1946 Paris (França) Legião de Honra, concedida pelo governo francês1955 Nova Iorque (Estados Unidos) Medalha de Ouro, pelo painel Tiradentes (1949), concedida pelo júri do Prêmio Internacional da Paz1950 Varsóvia (Polônia) Medalha de Ouro, como melhor pintor do ano, concedida pelo International Fine Arts Council1956 Nova Iorque (Estados Unidos) Prêmio Guggenheim de Pintura, por ocasião da inauguração dos painéis Guerra e Paz na sede da ONU de Nova York.29Póstumos:2005 Brasília (DF) Ordem de Rio Branco em seu grau máximo, a Grã-Cruz suplementar, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva302012 Rio de Janeiro (RJ) Tema Enredo da Escola Mocidade Independente de Padre Miguel - "Por ti , Portinari, Rompendo a tela, A realidade"Desempenho eleitoralAnoEleiçãoCargoPartidoVotosResultadoRef.1945Estaduais de São PauloDeputado federalPCBNão eleito31101947Estaduais de São PauloSenador287.487Não eleito32

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CÂNDIDO PORTINARI (Brodowski-SP, 1903 - Rio de Janeiro, 1962) 81 de 100 - Belíssima e rara gravura representando linda cena de músicos rica em movimentos, assinada individualmente e datada de 1957. Mede 15,5 x 26 cm. Enquadrada em elegante moldura da época de madeira medindo 33 x 43 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: Candido Portinari OMC (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou mais de cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,1 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.234Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.BiografiaInterior da casa onde Portinari morou em Brodowski, atual Museu Casa de Portinari.Da esquerda para a direita: Candido Portinari, Antônio Bento, Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco. Rio de Janeiro, 1936.Candido Portinari nasceu numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo, à época distrito do município de Batatais.5 Seus pais eram os imigrantes italianos Giovan Battista Portinari (João Baptista Portinari) e Domenica Turcato (Domingas Torquato), originários de Chiampo e Tezze sul Brenta, respectivamente, ambos municípios da província de Vicenza no Vêneto.67Com a vocação artística logo na infância, Portinari teve pouco estudo não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuavam na restauração de igrejas, passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.1Aos 16 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Mesmo com toda essa badalação, começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.1Um dos principais prêmios almejados por Portinari era a medalha de ouro do Salão da ENBA. Nos anos de 1926 e 1927, o pintor conseguiu destaque, mas não venceu. Anos depois, Portinari chegou a afirmar que suas telas com elementos modernistas escandalizaram os juízes do concurso. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.1Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli (1912-2006), uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida. A distância de Portinari de suas raízes acabou aproximando o artista do Brasil, e despertou nele um interesse social muito mais profundo.1Em 1931, Portinari volta ao Brasil renovado. Muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e a ideia das pinturas. Ele quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. Aos poucos o artista deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos. Ganhando nova notoriedade entre a imprensa, Portinari expõe três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial em Nova Iorque de 1939. Os quadros chamam a atenção de Alfred Barr, diretor geral do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA).1A década de 1940 começa muito bem para Portinari. Alfred Barr compra a tela "Morro do Rio" e imediatamente a expõe no MoMA, ao lado de artistas consagrados mundialmente. O interesse geral pelo trabalho do artista brasileiro faz Barr preparar uma exposição individual para Portinari em plena Nova Iorque. Nessa época, Portinari faz dois murais para a Biblioteca do Congresso em Washington. Ao visitar o MoMA, Portinari se impressiona com uma obra que mudaria seu estilo novamente: "Guernica" de Pablo Picasso.1Participação políticaPortinari foi ativo no movimento político-partidário, inclusive, candidatando-se a deputado federal8 em 1945 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB)910 e a senador, em 1947,11 pleito em que aparecia em todas as sondagens como vencedor, mas perdendo com uma pequena margem de votos, fato que levantou suspeitas de fraude para derrotá-lo devido o cerco aos membros do PCB.9MorteBusto de Portinari na praça que leva seu nome em Brodowski.Em 1952, uma anistia geral faz com que Portinari voltasse ao Brasil. No mesmo ano, a 1 Bienal de São Paulo expõe obras de Portinari com destaque em uma sala particular. Mas a década de 1950 seria marcada por diversos problemas de saúde. Em 1954, Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo (conhecida clinicamente como saturnismo) presente nas tintas que usava.Desobedecendo as ordens médicas, Portinari continuava pintando e viajando com frequência para exposições nos Estados Unidos, Europa e Israel. No começo de 1962, a prefeitura de Barcelona convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Candido Portinari morre de intoxicação pelas tintas que utilizava nas telas.12 Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.13ObrasA descoberta da terra, 1941. Pintura mural de Portinari no edifício da Biblioteca do Congresso, Washington, DC....Nenhum pintor pintou mais um País do que Portinari pintou o seu... (Israel Pedrosa). Seus temas sociais, históricos, religiosos, o trabalho no campo e na cidade, os tipos populares, a festa popular, a infância, o folclore, os retratos dos grandes brasileiros de sua geração, a fauna, a flora e a paisagem, demonstram com eloquência a reflexão de Israel Pedrosa. Inúmeras foram as suas influências. Suas pinturas se aproximam do renascimento italiano, do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos. Foi um dos mais importantes representantes do Neo-Realismo, tendo influenciado inúmeros artistas deste movimento. Para compreender mais a fundo a importância de Portinari para a arte mundial, recomenda-se a leitura do texto magistral de Pedrosa, intitulado Portinari, o Pintor do Novo Mundo.1Entre suas obras mais prestigiadas e famosas, destacam-se os painéis Guerra e Paz (1953-1956), que foram presenteados em 1956 à sede da ONU de Nova Iorque. Na época, as autoridades dos Estados Unidos não permitiram a ida de Portinari para a inauguração dos murais, devido às ligações do artista com o Partido Comunista Brasileiro. Antes de seguirem aos EUA, o empresário e mecenas ítalo-brasileiro Ciccillo Matarazzo tentou trazer os painéis para São Paulo, terra natal de Portinari, para apresentá-las ao público. Porém, isto não foi possível.14 Porém, em fevereiro de 1956, os painéis foram exibidos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença do pintor.1516 e em novembro de 2010, depois de 53 anos, os painéis voltaram ao Brasil, onde foram exibidos, em dezembro do mesmo ano, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Para saber mais, ver Guerra e Paz) e, em 2012, no Memorial da América Latina, em São Paulo.1Além de retratar as cores do Brasil, o artista também se dedicou a pintar situações religiosas; apesar de dizer-se ateu. Portinari criou uma série de obras no gênero.1718As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo, situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski. São 23 obras, incluindo 2 retratos:1O painel de azulejos "As quatro estações" de Portinari é uma das mais importantes expressões do modernismo a céu aberto no Brasil. Finalizado em 1956, a obra mede 448 cm por 795 cm, sendo uma das 14 obras em azulejos de Portinari existentes no Brasil.19 Localizada no pavimento térreo do Edifício Clube Juiz de Fora, voltado para a Avenida Barão do Rio Branco onde também é possível observar o mosaico em pastilha cerâmica de cavalos do mesmo autor estampando a fachada do mesmo Edifício Clube.20 Tanto o painel As quatro estações quanto o mosaico de cavalos são tombados pelo Município de Juiz de Fora.21Uma das obras mais importantes de Portinari, O lavrador de café, foi furtada do segundo andar do Museu de Arte de São Paulo na madrugada do dia 20 de dezembro de 2007, em uma ação de três minutos, juntamente com o quadro Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso. Estas obras foram resgatadas e restituídas ao museu dia 8 de janeiro de 2008, sem sofrer avarias.22Portinari em 1958Os Milagres de Nossa Senhora;Via Sacra (composta de 14 quadros);Jesus e os Apóstolos;A Sagrada Família;Fuga para o Egito;O Batismo;Martírio de São Sebastião;Colhedores de Café;Mestiço;Menino com Pássaro;O Lavrador de Café;O Sapateiro de Brodowski;Espantalho;Menino com Pião;Lavadeiras;Grupos de Meninas Brincando;Menino com Carneiro;Cena Rural;A Primeira Missa no Brasil;São Francisco de Assis;Tiradentes;Ceia;Os Retirantes;Futebol;O Sofrimento de Laio;Criança Morta;Pipa.No ramo de ilustrações literárias, Portinari, através da Sociedade dos Cem Bibliofilos do Brasil, realizou ilustrações para as obras Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1944232425 e O Alienista em 1948.2627 Portinari também ilustrou a obra Dom Quixote, mas as ilustrações só foram lançadas décadas depois através do projeto Diálogo Cultural Brasil-Espanha.28Homenagens, títulos e prêmiosPortinari e suas obras representados na cédula de 5000 Cruzados, que circulou no Brasil entre 1986 e 19891940 Chicago (Estados Unidos) A Universidade de Chicago publica o primeiro livro sobre o pintor, Portinari: His Life and Art, com introdução do artista Rockwell Kent1946 Paris (França) Legião de Honra, concedida pelo governo francês1955 Nova Iorque (Estados Unidos) Medalha de Ouro, pelo painel Tiradentes (1949), concedida pelo júri do Prêmio Internacional da Paz1950 Varsóvia (Polônia) Medalha de Ouro, como melhor pintor do ano, concedida pelo International Fine Arts Council1956 Nova Iorque (Estados Unidos) Prêmio Guggenheim de Pintura, por ocasião da inauguração dos painéis Guerra e Paz na sede da ONU de Nova York.29Póstumos:2005 Brasília (DF) Ordem de Rio Branco em seu grau máximo, a Grã-Cruz suplementar, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva302012 Rio de Janeiro (RJ) Tema Enredo da Escola Mocidade Independente de Padre Miguel - "Por ti , Portinari, Rompendo a tela, A realidade"Desempenho eleitoralAnoEleiçãoCargoPartidoVotosResultadoRef.1945Estaduais de São PauloDeputado federalPCBNão eleito31101947Estaduais de São PauloSenador287.487Não eleito32

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
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  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições e se reservam no direito de corrigir, excluir lotes com divergências de foto e ou descrições .

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não serão mais admitidas quaisquer reclamações, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catálogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    13.1. O leiloeiro Oficial não emite Nota Fiscal eletrônica .

    13.2. Após pagamento será emitido Nota de Arrematação .

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados junto ao valor do transporte, mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio . ECT Correios e Transportadoras não Oferecem seguro contra qualquer tipo de dano.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o término do leilão.
    O pagamento deverá ser efetuado até 48 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita. Opção de parcelamento online através do Pag Seguro Uol em até 12 vezes com taxa consulte.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Despachamos para todos os estados. As embalagens são especiais para minimizar o risco de quebra, a casa adiciona ao valor do transporte a embalagem e traslado até a agência mais próxima e o custo é arcado pelo arrematante. A ECT CORREIOS E TRANSPORTADORAS NÃO OFERECEM SEGURO CONTRA QUALQUER TIPO DE DANO, SEGURO TOTAL NO VALOR DA COMPRA PARA FURTO E EXTRAVIO.