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Gravuras

YOSHIYA TAKAOKA - 1909, Tóquio, Japão - 1978, São Paulo - ´´São Paulo´´- Belíssima e antiga pintura finamente executada em técnica de pastel sobre cartão representando linda cena urbana da cidade de São Paulo-SP, assinada no C.I.D datada de 1974. Mede aproximadamente 25 x 40 cm. Acompanha linda moldura de época em madeira de lei medindo 60 x 70 cm NOTA SOBRE O ARTISTA: Aprende pintura com Shin Kurihara, em Tóquio, entre 1921 e 1925. Em 1925, vem com a família para o Brasil para trabalhar na lavoura de café. Atua como pintor de paredes e caricaturista. Em São Paulo, de 1926 a 1929, cursa a Escola Profissional Masculina do Brás e, a partir de 1931, freqüenta o Grupo Santa Helena. Transfere-se, em 1934, para o Rio de Janeiro, onde aperfeiçoa sua pintura com Bruno Lechowski (1887 - 1941) e na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Integra o Núcleo Bernardelli ao lado de José Pancetti (1902 - 1958), Edson Motta (1910 - 1981) e Milton Dacosta (1915 - 1988), entre outros. Participa de sua quarta exposição, em 1935. Nesse ano, faz parte do Grupo Seibi, de São Paulo, formado por artistas de origem japonesa. Volta a viver na capital paulista em 1944. Em 1948, forma o Grupo 15 ou "do Jacaré", com Tomoo Handa (1906 - 1996), Tamaki (1916 - 1979), Flavio-Shiró (1928), Antônio Carelli (1926), Geraldo de Barros (1923 - 1998) e outros. De 1950 a 1959, integra o Grupo Guanabara, em São Paulo. Participa das edições de 1951 e 1959 da Bienal Internacional de São Paulo. Entre 1952 e 1954, vive em Paris, onde freqüenta a Académie de la Grande Chaumière e estuda mosaico com Gino Severini (1883 - 1966), no curso Leonardo da Vinci. Participa da 1ª Bienal de Tóquio, em 1953. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp faz mostra em sua homenagem em 1955 e 1980. Comentário Crítico:Pintor de paisagens urbanas e litorâneas do Brasil, Yoshiya Takaoka tem um papel importante como formador e agitador cultural. Atua nas principais agremiações artísticas dos anos 1930 até 1950. Convive com os artistas do Grupo Santa Helena, com quem desenvolve afinidades, sobretudo o interesse pelo pós-impressionismo e pela pintura italiana. Mas, insatisfeito com o meio artístico paulistano, decide estudar pintura no Rio de Janeiro. Freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes - Enba e tem aulas com Bruno Lechowski (1887 - 1941), de quem recebe ensinamentos sobre a pintura européia. Participa do ateliê livre do Núcleo Bernardelli, partilhando o interesse do grupo pelo "fazer artístico", mais do que por questões políticas ou intelectuais, tão marcantes no contexto da década de 1930. Os gêneros artísticos lá praticados são os que caracterizam sua produção: desenho, pintura ao ar livre, naturezas-mortas, retratos e auto-retratos. Dessa prática advém a sua concepção da pintura como artesanato, e da tarefa de "resolver o quadro" como o principal desafio do pintor. Mas é possível que desse ambiente provenha também a transformação das investigações da pintura moderna em esquemas compositivos tradicionais, como a utilização de fortes diagonais, o uso de uma perspectiva ascensional na organização dos elementos da paisagem, conferindo peso aos últimos planos, bem como a pincelada gestual. Características que podem ser observadas em obras como Morro do Pinho, 1948, e na aquarela Barco no Cais, 1942. Takaoka distancia-se das polêmicas entre modernos e acadêmicos, figurativos e abstratos. Não obstante, ele é ponto de referência para a geração de artistas que seguem o concretismo e passam à abstração. Sua influência pode ser identificada em obras como o auto-retrato fotográfico de Geraldo de Barros (1923 - 1998), 1947, que apresenta elementos de pose estudada e auto-irônica presentes nos diversos auto-retratos de Takaoka, que junto com suas aquarelas sobrevivem com grande interesse. Críticas:"Suas telas, que revelam um grafismo frio e objetivo, ocuparam muitas 'cimaises', demonstrando sempre interesses bem determinados, como o casario das cidades coloniais e o auto-retrato. Fontes européias de certo impressionismo renoiresco ao grafismo nervoso de Hodler, combinados à visualidade inata do oriental, marcaram esse pintor, que tem muitos pontos em comum com os artistas brasileiros figurativos de sua geração".Walter ZaniniZANINI, Walter. In: PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. "Poucos artistas brasileiros se dispuseram a uma dedicação total à arte como ocorreu com Yoshiya Takaoka. Talvez sua própria origem modesta o tenha levado a compenetrar-se de que tinha pela frente uma missão a cumprir. Missão de transmitir nos desenhos e nas pinturas as emoções que a natureza não cessa de oferecer à sensibilidade dos que sabem admirá-la. Takaoka soube captar com frescor e talento todos os temas que explorou sempre com poesia e domínio técnico. (...) Nas dezenas de telas, desenhos e aquarelas em que trabalhou, Takaoka enfocou cenas e aspectos de nossas cidades antigas. Não se cansava de percorrer os locais históricos como Ouro Preto, Sabará, Mariana, Tiradentes, Parati e tantos outros para recriar o que seus olhos captavam. Também era um visitador permanente dos velhos bairros de São Paulo de outros tempos, como Rossi Ozir, Mário Zanini, Rebolo e outros. Pintou sempre. Um levantamento da obra realizada pelo artista nascido em Tóquio em 1909 e que já em 1925 se fixava em São Paulo, aqui formando grupos, orientando futuros artistas e participando de alguns dos nossos principais movimentos artísticos, mostra que jamais pôs de lado a fidelidade à obra figurativa. Para muitos não foi além de um acadêmico. Ocorre que Takaoka fugia à cópia do que via à frente. Antes, dava um toque recriativo no próprio local onde esboçava suas obras. Registre-se que ele sempre foi de compor casario e paisagens onde se encontravam, pouco inventado no 'atelier'. (...) As cenas rurais e urbanas, e os cavalos - estes de modo especial - motivaram a Takaoka centenas de aquarelas e desenhos. São trabalhos de amadurecida realização e forte colorido, síntese de quase meio século de alguém voltado para uma única e exigente meta: a Arte. E nela o artista encontrou-se plenamente".Ivo Zanini ZANINI, Ivo. Takaoka, o pintor que recriou a natureza. In: YOSHIYA Takaoka: vida, obras, depoimentos. São Paulo: MASP, 1980. color. p. 7-8. "Da comitiva dos artistas japoneses que formaram e afirmaram a Escola da pintura nipônica em São Paulo, hoje florida e apreciada, Yoshiya Takaoka foi o mestre. Um dos primeiros a se radicar na capital, e por isso precursor e indicador de como se ambientar e se comportar aos conterrâneos que mal andavam aparecendo. De numerosos colegas foi cordial professor aquele que, tendo extraordinária experiência na técnica pictórica e da aquarela, proporcionou aulas e auxílio. De temperamento bom, paciente, sempre pronto a prestar seus notáveis socorros em todos os sentidos, pode-se dizer que Takaoka representou na São Paulo dos anos 30 e 40, figura característica. Professor de muitos jovens, entre eles o grande Mabe quando veio de Lins, de Jorge Mori, de Wega. Sua pintura a exercitava na figura e na paisagem com bravura e sensibilidade oriental, porém muito integrada nos modos ocidentais: um japonês de espírito, desenvolvendo sua atividade na metrópole, que muito lhe deve. Respeitado, amado sinceramente por todos os que o freqüentaram, reservado, um ser que Carlyle teria colocado no setor dos tácitos silenciosos, o caro Takaoka deixa uma lembrança grata e um nome de artista entre os melhores que o Japão deu ao Brasil".Pietro Maria BardiBARDI, Pietro Maria. Apresentação. In: YOSHIYA Takaoka: vida, obras, depoimentos. Edição Museu de Arte de São Paulo (São Paulo SP); apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: MASP, 1980. 74p. il. p.b. color. p.5. Exposições Individuais:1936 - Rio de Janeiro RJ - Individual, no Palace Hotel1937 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Le Connoisseur1948 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Domus1948 - Curitiba PR - Individual1952 - São Paulo SP - Individual, no Clube Cerejeira1954 - São Paulo SP - Individual, no Salão do Cine Niterói1956 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Dezon1958 - Campos do Jordão SP - Individual1961 - Belo Horizonte MG - Individual, no Automóvel Club1962 - São Paulo SP - Individual, na Casa do Artista Plástico1963 - São Paulo SP - Individual, na Casa dos Artista Plástico1974 - São Paulo SP - Yoshiya Takaoka: óleos e aquarelas recentes, na A Ponte Galeria de Arte Exposições Coletivas:1935 - Rio de Janeiro RJ - Tamaki, Yoshiya Takaoka, na Livraria Le Connoisseur1935 - Rio de Janeiro RJ - 4º Salão do Núcleo Bernardelli, na sede do Grupo no porão da ENBA1937 - Rio de Janeiro RJ - 43º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA1938 - Rio de Janeiro RJ - 44º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA - medalha de prata1943 - Rio de Janeiro RJ - Exposição Anti-Eixo, no Museu Histórico e Diplomático - Palácio Itamaraty1944 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Exposição de Auto-Retratos, no MNBA1946 - Rio de Janeiro RJ - Os Pintores vão à Escola do Povo, na ENBA1946 - São Paulo SP - 12º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - pequena medalha de prata1946 - São Paulo SP - 10º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos, na Galeria Prestes Maia1948 - São Paulo SP - 14º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - prêmio aquisição Governador do Estado1948 - Rio de Janeiro RJ - 54º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA1949 - São Paulo SP - 15º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia1949 - São Paulo SP - Exposição do Grupo 15, no IAB/SP. Departamento de São Paulo1950 - São Paulo SP - 1ª Exposição do Grupo Guanabara, na Galeria Domus1951 - São Paulo SP - 16º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia1951 - São Paulo SP - 2ª Exposição do Grupo Guanabara, no no IAB/SP. Departamento de São Paulo1951 - São Paulo SP - 1ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão do Trianon1952 - São Paulo SP - 1º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, no Clube Sakura1953 - Tóquio (Japão) - 2ª Bienal de Tóquio1954 - Paris (França) - Salon de la Société Nationale de Beaux-Arts1957 - São Paulo SP - 22º Salão Paulista de Belas Artes - Prêmio Prefeitura de São Paulo1958 - São Paulo SP - 4ª Exposição do Grupo Guanabara, na ACM1958 - São Paulo SP - 23º Salão Paulista de Belas Artes - Prêmio Assembléia Legislativa1958 - São Paulo SP - 4º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, no Salão do Cine Niterói1959 - São Paulo SP - 24º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Mais - Prêmio Prefeitura de São Paulo1959 - São Paulo SP - 5ª Exposição do Grupo Guanabara, na ACM1959 - São Paulo SP - 5ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão Ciccilo Matarazzo Sobrinho1959 - São Paulo SP - 5º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1960 - São Paulo SP - Exposição dos Sete, no Salão da Cooperativa Agrícola de Cotia1960 - São Paulo SP - 25º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - Prêmio Comendador Mario Dedini1960 - São Paulo SP - 6º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1961 - São Paulo SP - 26º Salão Paulista de Belas Artes - pequena medalha de ouro1961 - São Paulo SP - 10º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia1962 - Bragança Paulista SP - Exposição dos Seis, no Clube Dois1962 - São Paulo SP - 27º Salão Paulista de Belas Artes - 2º Prêmio Governo do Estado de São Paulo1963 - São Paulo SP - 7º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1964 - São Paulo SP - 8º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1964 - Rio de Janeiro RJ - 8º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, no MAM/RJ1964 - São Paulo SP - 29º Salão Paulista de Belas Artes - 1º Prêmio Governo do Estado de São Paulo1965 - São Paulo SP - 9º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1965 - Washington (Estados Unidos) - Nippo-Brazilian Paintings Today1965 - Oakland (Estados Unidos) - Nippo-Brazilian Paintings Today1965 - Tóquio (Japão) - Nippo-Brazilian Paintings Today1966 - São Paulo SP - 31º Salão Paulista de Belas Artes - grande medalha de ouro1966 - São Paulo SP - 10º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1966 - São Paulo SP - Artistas Nipo-Brasileiros, no MAC/USP1968 - São Paulo SP - 12º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa 1969 - São Paulo SP - 13º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1970 - São Paulo SP - 14º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1971 - São Paulo SP - 36º Salão Paulista de Belas Artes - Prêmio Governador do Estado1972 - São Paulo SP - 1º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1973 - São Paulo SP - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Tóquio(Japão) - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Osaka (Japão) - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Atami (Japão) - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Brasília DF - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - São Paulo SP - Exposição de Pintura da Feira da Indústria Japonesa, no Palácio das Convenções do Anhembi1973 - São Paulo SP - 2º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1974 - São Paulo SP - 3º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1975 - São Paulo SP - Coletiva, na Galeria Azulão1975 - São Paulo SP - 4º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1976 - São Paulo SP - 5º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1977 - São Paulo SP - Os Grupos: a década de 40, no Museu Lasar Segall1977 - São Paulo SP - Grupo Seibi - Grupo doSanta Helena: década de 35 a 45, no MAB-FAAP1978 - São Paulo SP - A Arte e seus Processos: o papel como suporte, na Pinacoteca do Estado1978 - São Paulo SP - Imigração 70, no Centro Campestre do Sesc Exposições Póstumas:1980 - São Paulo SP - Yoshiya Takaoka: retrospectiva, no Masp1981 - Parati RJ - Yoshiya Takaoka: retrospectiva, na Galeria Maramar1981 - São Paulo SP - Yoshiya Takaoka: aquarelas, no Museu Lasar Segall1982 - São Paulo SP - Marinhas e Ribeirinhas, no Museu Lasar Segall1982 - São Paulo SP - Do Modernismo à Bienal, no MAM/SP1982 - São Paulo SP - Exposição Núcleo Bernardelli: arte brasileira nos anos 30 e 40, no Acervo Galeria de Arte 1984 - São Paulo SP - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal1985 - Penápolis SP - 6º Salão de Artes Plásticas da Noroeste, na Fundação das Artes de Penápolis. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis1986 - Rio de Janeiro RJ - Tempos de Guerra: Hotel Internacional, na Galeria de Arte Banerj1986 - Rio de Janeiro RJ - Tempos de Guerra: Pensão Mauá, na Galeria de Arte Banerj1987 - São Paulo SP - Primavera, na Liberdade Garô Galeria de Arte1987 - São Paulo SP - 20ª Exposição de Arte Contemporânea, na Chapel Art Show 1988 - São Paulo SP - Vida e Arte dos Japoneses no Brasil, no Masp1988 - São Paulo SP - 15 Anos de Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, na Fundação Mokiti Okada M.O.A1988 - Manaus AM - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, na Pinacoteca do Estado1988 - Belém PA - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, na Fundação Rômulo Maiorana1988 - Recife PE - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, na Fundação Joaquim Nabuco1988 - São Paulo SP - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no MAB-FAAP1988 - Curitiba PR - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no MAC/PR1988 - Porto Alegre RS - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no Margs1988 - Brasília DF - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras1989 - Rio de Janeiro RJ - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no MNBA1992 - São Paulo SP - Grupo Guanabara: 1950-1959, no Renato Magalhães Gouvêa - Escritório de Arte1998 - São Paulo SP - Grupo Seibi, na Jo Slaviero Galeria de Arte 1998 - São Paulo SP - São Paulo: visão dos nipo-brasileiros, no Museu Lasar Segall1998 - São Paulo SP - Iconografia Paulistana em Coleções Particulares, no Museu da Casa Brasileira1998 - Rio de Janeiro RJ - Marinhas em Grandes Coleções Paulistas, no Museu Naval e Oceanográfico. Serviço de Documentação da Marinha1999 - São Paulo SP - Sobre Papel, Grafite e Nanquim, no Banco Cidade2001 - São Paulo SP - Arte Nipo-Brasileira: momentos, na Galeria Euroart Castelli2001 - Rio de Janeiro RJ - Aquarela Brasileira, no Centro Cultural Light2003 - São Paulo SP - Arte e Sociedade: uma relação polêmica, no Itaú Cultural2004 - São Paulo SP - Novas Aquisições: 1995 - 2003, no MAB-FAAPFonte: Itaú Cultural

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YOSHIYA TAKAOKA - 1909, Tóquio, Japão - 1978, São Paulo - ´´São Paulo´´- Belíssima e antiga pintura finamente executada em técnica de pastel sobre cartão representando linda cena urbana da cidade de São Paulo-SP, assinada no C.I.D datada de 1974. Mede aproximadamente 25 x 40 cm. Acompanha linda moldura de época em madeira de lei medindo 60 x 70 cm NOTA SOBRE O ARTISTA: Aprende pintura com Shin Kurihara, em Tóquio, entre 1921 e 1925. Em 1925, vem com a família para o Brasil para trabalhar na lavoura de café. Atua como pintor de paredes e caricaturista. Em São Paulo, de 1926 a 1929, cursa a Escola Profissional Masculina do Brás e, a partir de 1931, freqüenta o Grupo Santa Helena. Transfere-se, em 1934, para o Rio de Janeiro, onde aperfeiçoa sua pintura com Bruno Lechowski (1887 - 1941) e na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Integra o Núcleo Bernardelli ao lado de José Pancetti (1902 - 1958), Edson Motta (1910 - 1981) e Milton Dacosta (1915 - 1988), entre outros. Participa de sua quarta exposição, em 1935. Nesse ano, faz parte do Grupo Seibi, de São Paulo, formado por artistas de origem japonesa. Volta a viver na capital paulista em 1944. Em 1948, forma o Grupo 15 ou "do Jacaré", com Tomoo Handa (1906 - 1996), Tamaki (1916 - 1979), Flavio-Shiró (1928), Antônio Carelli (1926), Geraldo de Barros (1923 - 1998) e outros. De 1950 a 1959, integra o Grupo Guanabara, em São Paulo. Participa das edições de 1951 e 1959 da Bienal Internacional de São Paulo. Entre 1952 e 1954, vive em Paris, onde freqüenta a Académie de la Grande Chaumière e estuda mosaico com Gino Severini (1883 - 1966), no curso Leonardo da Vinci. Participa da 1ª Bienal de Tóquio, em 1953. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp faz mostra em sua homenagem em 1955 e 1980. Comentário Crítico:Pintor de paisagens urbanas e litorâneas do Brasil, Yoshiya Takaoka tem um papel importante como formador e agitador cultural. Atua nas principais agremiações artísticas dos anos 1930 até 1950. Convive com os artistas do Grupo Santa Helena, com quem desenvolve afinidades, sobretudo o interesse pelo pós-impressionismo e pela pintura italiana. Mas, insatisfeito com o meio artístico paulistano, decide estudar pintura no Rio de Janeiro. Freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes - Enba e tem aulas com Bruno Lechowski (1887 - 1941), de quem recebe ensinamentos sobre a pintura européia. Participa do ateliê livre do Núcleo Bernardelli, partilhando o interesse do grupo pelo "fazer artístico", mais do que por questões políticas ou intelectuais, tão marcantes no contexto da década de 1930. Os gêneros artísticos lá praticados são os que caracterizam sua produção: desenho, pintura ao ar livre, naturezas-mortas, retratos e auto-retratos. Dessa prática advém a sua concepção da pintura como artesanato, e da tarefa de "resolver o quadro" como o principal desafio do pintor. Mas é possível que desse ambiente provenha também a transformação das investigações da pintura moderna em esquemas compositivos tradicionais, como a utilização de fortes diagonais, o uso de uma perspectiva ascensional na organização dos elementos da paisagem, conferindo peso aos últimos planos, bem como a pincelada gestual. Características que podem ser observadas em obras como Morro do Pinho, 1948, e na aquarela Barco no Cais, 1942. Takaoka distancia-se das polêmicas entre modernos e acadêmicos, figurativos e abstratos. Não obstante, ele é ponto de referência para a geração de artistas que seguem o concretismo e passam à abstração. Sua influência pode ser identificada em obras como o auto-retrato fotográfico de Geraldo de Barros (1923 - 1998), 1947, que apresenta elementos de pose estudada e auto-irônica presentes nos diversos auto-retratos de Takaoka, que junto com suas aquarelas sobrevivem com grande interesse. Críticas:"Suas telas, que revelam um grafismo frio e objetivo, ocuparam muitas 'cimaises', demonstrando sempre interesses bem determinados, como o casario das cidades coloniais e o auto-retrato. Fontes européias de certo impressionismo renoiresco ao grafismo nervoso de Hodler, combinados à visualidade inata do oriental, marcaram esse pintor, que tem muitos pontos em comum com os artistas brasileiros figurativos de sua geração".Walter ZaniniZANINI, Walter. In: PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. "Poucos artistas brasileiros se dispuseram a uma dedicação total à arte como ocorreu com Yoshiya Takaoka. Talvez sua própria origem modesta o tenha levado a compenetrar-se de que tinha pela frente uma missão a cumprir. Missão de transmitir nos desenhos e nas pinturas as emoções que a natureza não cessa de oferecer à sensibilidade dos que sabem admirá-la. Takaoka soube captar com frescor e talento todos os temas que explorou sempre com poesia e domínio técnico. (...) Nas dezenas de telas, desenhos e aquarelas em que trabalhou, Takaoka enfocou cenas e aspectos de nossas cidades antigas. Não se cansava de percorrer os locais históricos como Ouro Preto, Sabará, Mariana, Tiradentes, Parati e tantos outros para recriar o que seus olhos captavam. Também era um visitador permanente dos velhos bairros de São Paulo de outros tempos, como Rossi Ozir, Mário Zanini, Rebolo e outros. Pintou sempre. Um levantamento da obra realizada pelo artista nascido em Tóquio em 1909 e que já em 1925 se fixava em São Paulo, aqui formando grupos, orientando futuros artistas e participando de alguns dos nossos principais movimentos artísticos, mostra que jamais pôs de lado a fidelidade à obra figurativa. Para muitos não foi além de um acadêmico. Ocorre que Takaoka fugia à cópia do que via à frente. Antes, dava um toque recriativo no próprio local onde esboçava suas obras. Registre-se que ele sempre foi de compor casario e paisagens onde se encontravam, pouco inventado no 'atelier'. (...) As cenas rurais e urbanas, e os cavalos - estes de modo especial - motivaram a Takaoka centenas de aquarelas e desenhos. São trabalhos de amadurecida realização e forte colorido, síntese de quase meio século de alguém voltado para uma única e exigente meta: a Arte. E nela o artista encontrou-se plenamente".Ivo Zanini ZANINI, Ivo. Takaoka, o pintor que recriou a natureza. In: YOSHIYA Takaoka: vida, obras, depoimentos. São Paulo: MASP, 1980. color. p. 7-8. "Da comitiva dos artistas japoneses que formaram e afirmaram a Escola da pintura nipônica em São Paulo, hoje florida e apreciada, Yoshiya Takaoka foi o mestre. Um dos primeiros a se radicar na capital, e por isso precursor e indicador de como se ambientar e se comportar aos conterrâneos que mal andavam aparecendo. De numerosos colegas foi cordial professor aquele que, tendo extraordinária experiência na técnica pictórica e da aquarela, proporcionou aulas e auxílio. De temperamento bom, paciente, sempre pronto a prestar seus notáveis socorros em todos os sentidos, pode-se dizer que Takaoka representou na São Paulo dos anos 30 e 40, figura característica. Professor de muitos jovens, entre eles o grande Mabe quando veio de Lins, de Jorge Mori, de Wega. Sua pintura a exercitava na figura e na paisagem com bravura e sensibilidade oriental, porém muito integrada nos modos ocidentais: um japonês de espírito, desenvolvendo sua atividade na metrópole, que muito lhe deve. Respeitado, amado sinceramente por todos os que o freqüentaram, reservado, um ser que Carlyle teria colocado no setor dos tácitos silenciosos, o caro Takaoka deixa uma lembrança grata e um nome de artista entre os melhores que o Japão deu ao Brasil".Pietro Maria BardiBARDI, Pietro Maria. Apresentação. In: YOSHIYA Takaoka: vida, obras, depoimentos. Edição Museu de Arte de São Paulo (São Paulo SP); apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: MASP, 1980. 74p. il. p.b. color. p.5. Exposições Individuais:1936 - Rio de Janeiro RJ - Individual, no Palace Hotel1937 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Le Connoisseur1948 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Domus1948 - Curitiba PR - Individual1952 - São Paulo SP - Individual, no Clube Cerejeira1954 - São Paulo SP - Individual, no Salão do Cine Niterói1956 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Dezon1958 - Campos do Jordão SP - Individual1961 - Belo Horizonte MG - Individual, no Automóvel Club1962 - São Paulo SP - Individual, na Casa do Artista Plástico1963 - São Paulo SP - Individual, na Casa dos Artista Plástico1974 - São Paulo SP - Yoshiya Takaoka: óleos e aquarelas recentes, na A Ponte Galeria de Arte Exposições Coletivas:1935 - Rio de Janeiro RJ - Tamaki, Yoshiya Takaoka, na Livraria Le Connoisseur1935 - Rio de Janeiro RJ - 4º Salão do Núcleo Bernardelli, na sede do Grupo no porão da ENBA1937 - Rio de Janeiro RJ - 43º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA1938 - Rio de Janeiro RJ - 44º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA - medalha de prata1943 - Rio de Janeiro RJ - Exposição Anti-Eixo, no Museu Histórico e Diplomático - Palácio Itamaraty1944 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Exposição de Auto-Retratos, no MNBA1946 - Rio de Janeiro RJ - Os Pintores vão à Escola do Povo, na ENBA1946 - São Paulo SP - 12º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - pequena medalha de prata1946 - São Paulo SP - 10º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos, na Galeria Prestes Maia1948 - São Paulo SP - 14º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - prêmio aquisição Governador do Estado1948 - Rio de Janeiro RJ - 54º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA1949 - São Paulo SP - 15º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia1949 - São Paulo SP - Exposição do Grupo 15, no IAB/SP. Departamento de São Paulo1950 - São Paulo SP - 1ª Exposição do Grupo Guanabara, na Galeria Domus1951 - São Paulo SP - 16º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia1951 - São Paulo SP - 2ª Exposição do Grupo Guanabara, no no IAB/SP. Departamento de São Paulo1951 - São Paulo SP - 1ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão do Trianon1952 - São Paulo SP - 1º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, no Clube Sakura1953 - Tóquio (Japão) - 2ª Bienal de Tóquio1954 - Paris (França) - Salon de la Société Nationale de Beaux-Arts1957 - São Paulo SP - 22º Salão Paulista de Belas Artes - Prêmio Prefeitura de São Paulo1958 - São Paulo SP - 4ª Exposição do Grupo Guanabara, na ACM1958 - São Paulo SP - 23º Salão Paulista de Belas Artes - Prêmio Assembléia Legislativa1958 - São Paulo SP - 4º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, no Salão do Cine Niterói1959 - São Paulo SP - 24º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Mais - Prêmio Prefeitura de São Paulo1959 - São Paulo SP - 5ª Exposição do Grupo Guanabara, na ACM1959 - São Paulo SP - 5ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão Ciccilo Matarazzo Sobrinho1959 - São Paulo SP - 5º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1960 - São Paulo SP - Exposição dos Sete, no Salão da Cooperativa Agrícola de Cotia1960 - São Paulo SP - 25º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - Prêmio Comendador Mario Dedini1960 - São Paulo SP - 6º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1961 - São Paulo SP - 26º Salão Paulista de Belas Artes - pequena medalha de ouro1961 - São Paulo SP - 10º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia1962 - Bragança Paulista SP - Exposição dos Seis, no Clube Dois1962 - São Paulo SP - 27º Salão Paulista de Belas Artes - 2º Prêmio Governo do Estado de São Paulo1963 - São Paulo SP - 7º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1964 - São Paulo SP - 8º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1964 - Rio de Janeiro RJ - 8º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, no MAM/RJ1964 - São Paulo SP - 29º Salão Paulista de Belas Artes - 1º Prêmio Governo do Estado de São Paulo1965 - São Paulo SP - 9º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1965 - Washington (Estados Unidos) - Nippo-Brazilian Paintings Today1965 - Oakland (Estados Unidos) - Nippo-Brazilian Paintings Today1965 - Tóquio (Japão) - Nippo-Brazilian Paintings Today1966 - São Paulo SP - 31º Salão Paulista de Belas Artes - grande medalha de ouro1966 - São Paulo SP - 10º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1966 - São Paulo SP - Artistas Nipo-Brasileiros, no MAC/USP1968 - São Paulo SP - 12º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa 1969 - São Paulo SP - 13º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1970 - São Paulo SP - 14º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1971 - São Paulo SP - 36º Salão Paulista de Belas Artes - Prêmio Governador do Estado1972 - São Paulo SP - 1º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1973 - São Paulo SP - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Tóquio(Japão) - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Osaka (Japão) - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Atami (Japão) - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - Brasília DF - 1ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão1973 - São Paulo SP - Exposição de Pintura da Feira da Indústria Japonesa, no Palácio das Convenções do Anhembi1973 - São Paulo SP - 2º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1974 - São Paulo SP - 3º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1975 - São Paulo SP - Coletiva, na Galeria Azulão1975 - São Paulo SP - 4º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1976 - São Paulo SP - 5º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa1977 - São Paulo SP - Os Grupos: a década de 40, no Museu Lasar Segall1977 - São Paulo SP - Grupo Seibi - Grupo doSanta Helena: década de 35 a 45, no MAB-FAAP1978 - São Paulo SP - A Arte e seus Processos: o papel como suporte, na Pinacoteca do Estado1978 - São Paulo SP - Imigração 70, no Centro Campestre do Sesc Exposições Póstumas:1980 - São Paulo SP - Yoshiya Takaoka: retrospectiva, no Masp1981 - Parati RJ - Yoshiya Takaoka: retrospectiva, na Galeria Maramar1981 - São Paulo SP - Yoshiya Takaoka: aquarelas, no Museu Lasar Segall1982 - São Paulo SP - Marinhas e Ribeirinhas, no Museu Lasar Segall1982 - São Paulo SP - Do Modernismo à Bienal, no MAM/SP1982 - São Paulo SP - Exposição Núcleo Bernardelli: arte brasileira nos anos 30 e 40, no Acervo Galeria de Arte 1984 - São Paulo SP - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal1985 - Penápolis SP - 6º Salão de Artes Plásticas da Noroeste, na Fundação das Artes de Penápolis. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis1986 - Rio de Janeiro RJ - Tempos de Guerra: Hotel Internacional, na Galeria de Arte Banerj1986 - Rio de Janeiro RJ - Tempos de Guerra: Pensão Mauá, na Galeria de Arte Banerj1987 - São Paulo SP - Primavera, na Liberdade Garô Galeria de Arte1987 - São Paulo SP - 20ª Exposição de Arte Contemporânea, na Chapel Art Show 1988 - São Paulo SP - Vida e Arte dos Japoneses no Brasil, no Masp1988 - São Paulo SP - 15 Anos de Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, na Fundação Mokiti Okada M.O.A1988 - Manaus AM - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, na Pinacoteca do Estado1988 - Belém PA - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, na Fundação Rômulo Maiorana1988 - Recife PE - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, na Fundação Joaquim Nabuco1988 - São Paulo SP - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no MAB-FAAP1988 - Curitiba PR - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no MAC/PR1988 - Porto Alegre RS - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no Margs1988 - Brasília DF - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras1989 - Rio de Janeiro RJ - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no MNBA1992 - São Paulo SP - Grupo Guanabara: 1950-1959, no Renato Magalhães Gouvêa - Escritório de Arte1998 - São Paulo SP - Grupo Seibi, na Jo Slaviero Galeria de Arte 1998 - São Paulo SP - São Paulo: visão dos nipo-brasileiros, no Museu Lasar Segall1998 - São Paulo SP - Iconografia Paulistana em Coleções Particulares, no Museu da Casa Brasileira1998 - Rio de Janeiro RJ - Marinhas em Grandes Coleções Paulistas, no Museu Naval e Oceanográfico. Serviço de Documentação da Marinha1999 - São Paulo SP - Sobre Papel, Grafite e Nanquim, no Banco Cidade2001 - São Paulo SP - Arte Nipo-Brasileira: momentos, na Galeria Euroart Castelli2001 - Rio de Janeiro RJ - Aquarela Brasileira, no Centro Cultural Light2003 - São Paulo SP - Arte e Sociedade: uma relação polêmica, no Itaú Cultural2004 - São Paulo SP - Novas Aquisições: 1995 - 2003, no MAB-FAAPFonte: Itaú Cultural

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições e se reservam no direito de corrigir , excluir lotes com divergências de foto e ou descrições .

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catálogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    13.1. O leiloeiro Oficial não emite Nota Fiscal eletrônica .

    13.2. Após pagamento será emitido Nota de Arrematação .

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados junto ao valor do transporte, mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio . ECT Correios e Transportadoras não Oferecem seguro contra qualquer tipo de dano .

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o término do leilão.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita. Opção de parcelamento online através do Pag Seguro Uol em até 12 vezes com taxa consulte .

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. As embalagens são especiais para minimizar o risco de quebra , a casa adiciona ao valor do transporte a embalagem e translado até a agência mais próxima . Não nos responsabilizamos pela entrega das mercadorias pelo correio ou transportadora. Apenas postamos as mesmas . O custo é arcado pelo arrematante e por conta e risco do mesmo . A ECT CORREIOS E TRANSPORTADORAS NÃO OFERECEM SEGURO CONTRA QUALQUER TIPO DE DANO . SEGURO SOMENTE PARA FURTO, EXTRAVIO .