Peças para o próximo leilão

919 Itens encontrados

Página:

  • JACOB HENDRICUS MARIS (HAIA, PAÍSES BAIXOS, 1837-1899 KARLOV VARY, TCHÉQUIA) - ESCOLA DE HAIA - Preciosíssima e linda pintura finamente executada em técnica de óleo sobre placa de madeira, representando clássico motivo de moinho holandês. Mede 32 x 46 cm. Enquadrada em majestosa e bela moldura em madeira nobre antiga ricamente trabalhada, medindo 49 x 63 x 06 cm. NOTA SOBRE O ARTISTA: Jacob Hendricus Maris foi um pintor holandês, que com seus irmãos Willem e Matthijs pertencia ao que veio a ser conhecido como a Escola de pintores de Haia. Ele foi considerado o mais importante e influente pintor de paisagens holandês do último quartel do século XIX. Seu primeiro professor foi o pintor J.A.B. Família de três irmãos que protagonizaram a pintura holandesa na segunda metade do século XIX. Jacob (Jacobus Hendricus) (b Haia, 25 de agosto de 1837; d Karlsbad, 7 de agosto de 1899) foi um dos líderes da Escola de Haia, especializado em vistas do campo holandês e cenas em cidades holandesas. Matthias (Matthijs, Thijs) (b Haia, 17 de agosto de 1839; d Londres, 22 de agosto de 1917) começou de maneira semelhante, mas veio a se especializar em composições de figuras de sujeitos visionários. Em 1869 mudou-se para Paris e depois em 1877 para Londres, onde viveu o resto de sua vida e foi influenciado pelos pré-rafaelitas na escolha de temas poéticos, embora não em grande estilo. Willem (b Haia, 18 de fevereiro de 1844; d Haia, 10 de outubro de 1910) foi aluno de seus dois irmãos e foi influenciado por Mauve.
  • GILDA LISBOA - Rara e lindíssima pintura executada finamente em técnica de óleo sobre placa representando bela figura feminina rica em colorações. Assinada no C.I.D. Mede 41,5 x 61,5 cm. Enquadrada em moldura antiga de madeira nobre trabalhada medindo 57 x 77 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE A ARTISTA: Carioca, nascida de família tradicional, bisneta do almirante Tamandaré, Gilda Lisboa se projetou como artista plástica na década de 40, atuando principalmente no Rio de Janeiro. Estudou desenho com Eurico Alves e pintura na Sociedade Brasileira de Belas Artes. Nos anos 60 realizou importantes exposições individuais. Foi detentora de vários e significativos prêmios.
  • GEORGE ARMFIELD (INGLATERRA, 1808-1893, INGLATERRA) - ´´LOOKING TO THE HOLE´´-  Preciosíssima e linda pintura executada finamente em técnica á óleo sobre tela, representando clássico motivo do artista de cachorros, rica em movimentos. Mede 30 x 46 cm. Enquadrada em moldura de época em madeira nobre ricamente trabalhada medindo 55 x 70 cm. NOTA SOBRE O ARTISTA: George Armfield foi um artista britânico especializado em pinturas a óleo de cães domesticados. Armfeld professava um grande amor pelos animais, e suas encomendas de cães e cavalos estavam em alta demanda em sua vida. Preferindo pintar cães de caça sobre qualquer outro assunto popular, as pinceladas amplas e vivas de Armfeld capturaram as cores terrosas de peles e grama. Nascido George Armfield Smith no País de Gales em 1808, ele era filho do pintor de retratos William Armfield Hobday, com quem aprendeu seu ofício. O precoce artista começou sua carreira aos 16 anos, quando exibiu sua primeira pintura na Royal Academy: Era de Leão, um amado cão da Terra Nova. Hoje, o trabalho de Armfield está incluído nas coleções da Walker Art Gallery em Liverpool e da Glasgow Art Gallery em Glasgow, entre muitas outras. Armfield morreu em Clapham, Inglaterra, em agosto de 1893.
  • LINDA IMAGEM EM MADEIRA DOURADA E POLICROMADA REPRESENTANDO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO COM EXPRESSIVOS OLHOS DE VIDRO. MANTO COM RICO TRABALHO E GRACIOSO MOVIMENTO. BELA PEANHA CARACTERÍSTICA DA PRODUÇÃO MINEIRA DOS SECULOS XVIII/XIX. BRASIL MINAS GERAIS, SÉC XIX. Mede 32 x 16 x 11 cm.
  • NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LINDA IMAGEM EM MADEIRA DOURADA E POLICROMADA. MANTO COM RICO TRABALHO E GRACIOSO MOVIMENTO. BELA PEANHA CARACTERÍSTICA DA PRODUÇÃO MINEIRA DOS SECULOS XVIII/XIX. BRASIL MINAS GERAIS, SÉC XVIII. Mede 29 x 11 x 7,0 cm.
  • NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO BELA IMAGEM EM MADEIRA DOURADA E POLICROMADA. MANTO COM RICO TRABALHO E GRACIOSO MOVIMENTO. BELA PEANHA CARACTERÍSTICA DA PRODUÇÃO MINEIRA DOS SECULOS XVIII/XIX. BRASIL MINAS GERAIS, SÉC XIX. Mede 29,5 x 14 x 10 cm.
  • NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Excepcional imagem em madeira dourada e policromada  com rico movimento e acabamento representando a Virgem em sua tradicional postura com mãos postas e pisando em nuvem com crescente lunar e cabeça de anjos sobre globo terrestre. Brasil século XVIII. mede 47 x 24 x 16 cm.
  • ESCOLA FERRARESA - ITÁLIA SÉCULO XVII - ´´MADONA COM BAMBINO E SANTI´´- Preciosa e espetacular pintura executada em técnica á óleo sobre tela, clássica cena riquíssima em movimentos e colorações. Mede 38 x 48 cm. Enquadrada em majestosa e linda antiga moldura em madeira de lei ricamente trabalhada medindo 57 x 67 cm.
  • ETORE FEDERIGHI (Muzambinho-SP 1909-1978 São Paulo-SP) - Lindíssima pintura finamente executada em técnica á óleo sobre tela grudada em placa, representando bela cena de uvas, rico trabalho. Assinado no C.I.E. medindo 33 x 25. Enquadrada em belíssima moldura de época em madeira nobre ricamente trabalhada medindo 43 x 50 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: Ettore Federighi(Muzambinho,24 de agostode1909São Paulo,3 de dezembrode1978) foi umpintorbrasileiro.carecede fontesFilho de Menotti Federighi e Virginia Forsato, viveu por muito tempo em Minas Gerais.1Federighi sempre teve a preocupação de retratar sua cidade no interior de Minas Gerais, onde, ainda quando criança, criou sua primeira obra. Nela foi retratada uma paisagem exuberante, do alpendre de uma casa qualquer, pertencente à sua cidade. Desse modo, o pequeno pintor frequentemente retornava ao local do avistamento para refrescar sua memória e, assim, conseguir finalizar sua primeira arte. Após o término desta, Ettore Federighi se preocupa com a moldura, pintando-a com cordão e pregos, para que fosse passado o efeito pretendido pelo pintor. Efeito esse que consistia na impressão de que a obra estivesse inclinada, para qualquer um que a visse.1Adquirindo gosto pela arte, passa a decorar diversos cômodos e paredes de sua casa, aperfeiçoando suas habilidades conforme o tempo.1Porém, foi apenas após realizar uma pintura retratando o rosto do menino Jesus que recebeu seu primeiro reconhecimento, sendo chamado para trabalhar em um circo, na cidade em que morava. Com o decorrer do tempo foi convidado, por esse mesmo circo, a fazer uma viagem à Europa, mas que recusou por motivos ainda desconhecidos.1Sobre seu estilo, é possível dizer que prezava muito pelas proporções, apreciando técnicas de quadricular o papel e estabelecendo simetrias, como que se estivesse ampliando uma fotografia. Esse conjunto de características foi o que o destacou dos demais artistas, trazendo originalidade e diferença à sua obra. Dentre seus gostos, apreciava retratar prédios, placas, painéis, letreiros, sendo assim convidado para decorar a Igreja de Paraisópolis em Minas Gerais, quando tinha apenas 15 anos de idade.1Dentre suas habilidades não diretamente relacionadas com a pintura, tocava violão, piano, flauta, gaita, clarineta, entre outros, apenas de ouvido. Também era próximo do ofício de plasmar máscaras em barro e gesso, as quais pintava e vendia no carnaval, como forma de expressar seu talento eclético.1Como se não bastasse, ainda lecionou pintura por fiversos anos na capital de São Paulo, onde deixou inúmeros alunos da alta sociedade paulista.
  • VICENTE CARUSO (SÃO PAULO-SP, 1912-1986) - ´´FRANCISCANO´´ - Rara e lindíssima pintura executada finamente em técnica á óleo sobre tela, representando clássica cena. Assinada no C.I.D. Mede 40 x 50 cm. Enquadrada em antiga moldura de madeira nobre trabalhada medindo 59 x 69 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: (1912-1986) - Pouquíssimas pessoas no Brasil conhecem ou pelo menos ouviram falar de Vicente Caruso. Menos ainda são capazes de saber quem ele foi e o que fez de relevante em seus 74 anos de vida. No entanto, centenas de milhares, milhões talvez de brasileiros fazem questão de exibir nas paredes de suas casas uma figura de Cristo, reprodução de um famoso quadro pintado por ele. Por que isso acontece? Por que a maior parte das pessoas que adquiriam a pintura por achá-la bonita não se preocupava em olhar a assinatura e saber o nome do autor. Em muitos casos, inclusive, não aparecem a assinatura e o nome do autor, graças à ação de espertalhões, que em atos de autêntica pirataria, imprimem a gravura sem autorização dos herdeiros e ainda cometem a ousadia de, em flagrante desrespeito à memória do artista, apagar o seu nome.
  • LINDA IMAGEM DE SÃO JOSÉ DE BOTAS EM MADEIRA DOURADA COM BELÍSSIMA POLICROMIA E EXPRESSIVOS OLHOS DE VIDRO. ESCULTURA DE EXCEPCIONAL QUALIDADE, REMETE AOS GRANDES MESTRES. BRASIL SÉCULO XVIII. mede 51 x 24 x 12 cm.
  • VICENTE CARUSO (SÃO PAULO-SP, 1912-1986, SÃO PAULO-SP)  - Lindíssima e clássica pintura executada finamente em técnica á óleo sobre tela representando cena de nu feminino rica em movimentos. Assinada no C.I.D. Mede 60 x 83 cm. Enquadrada em moldura de época em madeira nobre trabalhada medindo 82 x 102 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: (1912-1986) - Pouquíssimas pessoas no Brasil conhecem ou pelo menos ouviram falar de Vicente Caruso. Menos ainda são capazes de saber quem ele foi e o que fez de relevante em seus 74 anos de vida. No entanto, centenas de milhares, milhões talvez de brasileiros fazem questão de exibir nas paredes de suas casas uma figura de Cristo, reprodução de um famoso quadro pintado por ele. Por que isso acontece? Por que a maior parte das pessoas que adquiriam a pintura por achá-la bonita não se preocupava em olhar a assinatura e saber o nome do autor. Em muitos casos, inclusive, não aparecem a assinatura e o nome do autor, graças à ação de espertalhões, que em atos de autêntica pirataria, imprimem a gravura sem autorização dos herdeiros e ainda cometem a ousadia de, em flagrante desrespeito à memória do artista, apagar o seu nome.
  • PAVEL KUDIZ (1921, IUGOSLÁVIA - ?) - Linda e rara pintura executada finamente em técnica á óleo sobre placa, ricamente decorada com cores vibrantes predominante em tons de verde, assinado no canto inferior central direito. Mede 43x 53 cm. Enquadrada em moldura de madeira trabalhada medindo 60 x 70 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA:  pintor, arquiteto e desenhista. Estudouarquitetura na Universidade de Liubliana,em seu país, aperfeiçoando-se em pin-tura com Richter, em Munique, e comCharpentier, em Paris. Em 1953, transfereresidência para o Brasil, fixando-se emSão Paulo, depois de ter participado devárias coletivas na Europa. Entre as co-letivas brasileiras de que participou :XV Salão Paulista de Arte Moderna, SãoPaulo, medalha de bronze (1966); I, II eIII Salão de Arte Contemporânea de SãoCaetano do Sul, São Paulo (1967, 68 e69), medalha de bronze em 1967; X, XIe XII Salão de Arte de São Bernardo doCampo (1967, 68 e 69), com pequena me-dalha de prata, grande medalha de bron-ze e medalha de ouro, respectivamente;VI Salão de Artes Plásticas de Embu,São Paulo (1969), como convidado espe-cial; III Salão de Arte Contemporâneade Santo André, São Paulo (1970), prêmioCidade de Santo André; III Encontro deArtes Plásticas de Atibaia, São Paulo(1970), onde foi membro do júri de sele-ção e premiação; III Salão de Artes Plás-ticas Contemporâneas de Pindamonhan-gaba, São Paulo (1970), obtendo medalhade ouro. De suas exposições individuais,em número de seis, uma se realizou noParaguai e as demais em São Paulo. Temevoluído do surrealismo, do expressio-nismo cubizante e do realismo minima-lista a uma espécie de neo-realismo, suaúltima fase. Paulo Mendes de Almeida(A Gazeta, São Paulo, 14-9-68) escreveua seu respeito: "Pode-se estranhar estapintura de Pavel Kudis, pois que ela érealmente uma pintura estranha, bizarra,de forte originalidade. O que não se podenegar, porém, é que se trata de uma pin-tura fina, sensível, conscientementeelaborada... a verdade do seu mun-do... em que as criaturas surgem deuma atmosfera fibrosa, de aéreas fibras, no entanto fibras em véu.´´
  • FRICOTE - Lindíssima pintura finamente executada em técnica á óleo sobre tela, representando bela paisagem rural rica em colorações. Assinada no C.I.D. Mede 55 x 65 cm. Enquadrada em moldura de madeira trabalhada medindo 66 x 76 cm. Bom estado de conservação.
  • OCTAVIO FERREIRA ARAÚJO (BRASIL, 1926-2015) - Linda e grande litografia, ricamente trabalhada, feita em pedra matriz natural Solnhofen (Baviera). Item 69 de 100. Assinada no C.I.D. Mede 50 x 65 cm. Enquadrada em discreta moldura de metal prateado medindo 67 x 83  cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: Octávio Ferreira de Araújo nasceu no dia 22 de março na cidade de Terra Roxa no ano de 1926. Ainda criança mudou-se para a capital, onde se matriculou no instituto profissional masculino, freqüentado também por Flávio Tanaka, Grassmann e outros futuros artistas. Otávio teve aulas com Edmundo Migliaccio e José Barchitta.Começou pintando letreiros e tabuleiros, expôs pela primeira vez com20 anos no Rio de Janeiro.No ano de 1947 passou a integrar o Grupo dos 19, dois anos depois passou a freqüentar o curso de gravura da École dês Beaux Arts, na França, onde ajudou Portinari na execução do mural "Pescadores"; trabalhou novamente com Portinari no ano de 1952, dessa vez no Brasil.Ganhou o prémio de gravura do Salão para Todos (RJ) no ano de 1957 e foi para China. Lá visitou Pequim e Xangai, para onde levou uma exposição de arte brasileira.Em 1960 na União Soviética, freqüentou o Instituto Repien de Moscou e o Instituto Poligráfico de Leningrado. Casou-se com Clara Gouriánova, que já tinha sido sua interprete de espanhol, no ano de 1961. Passou a viver então de dublar documentários e traduzir livros.Após oito anos voltou ao Brasil (1968) e expôs no MASP no ano de 1972, retomando então o rumo de sua carreira.A respeito do artista é interessante observar que enquanto negro e brasileiro raramente retratava o Brasil e a negritude. Sua obra foi norteada pelo Realismo, chegando pouco a pouco ao Expressionismo. Ao voltar da União Soviética, sua pintura somava o mágico ao irreal, mas vincula-se a velhos pintores europeus.
  • PROFETA EZEQUIEL BELA REPRODUÇÃO ESCULPIDA EM PEDRA SABÃO DA PRIMOROSA OBRA DO GRANDE MESTRE ALEIJADINHO. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. MEDE APROX 41 X 14 X 6,0 CM. BRASIL SÉCULO XX.
  • ANTONIO CANOVA - CLÁSSICA ESCULTURA ( BOY SITTING WRITING IN BOOK ) FINAMENTE EXECUTADA EM BLOCO DE MÁRMORE DE EXCELENTE QUALIDADE COM BELAS CURVAS E RICO MOVIMENTO. ANTIGA REPRODUÇÃO ITALIANA ASSINADA CANOVA. MEDE APROX 40 X 18 X 20 CM. BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, POSSUI DISCRETO REPARO NA BASE.
  • CLÁSSICO E ELEGANTE RÁDIO MODELO VINTAGE 1934, MANUFATURA THOMAS COLLECTOR'S EDITION RADIO. FUNÇÕES AM , FM E FITA CASSETTE. CAIXA EM MADEIRA, MOSTRADOR ANALÓGICO E BOTÕES DE BAQUELITE. MECANISMO FUNCIONANDO NO ESTADO. MANUFATURA THOMAS COLLECTOR'S. ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO. MEDE APROX 34 X 26 X 20 CM.
  • JUNGHANS GERMANY - Clássico relógio Carrilhão de coleção finamente executado em madeira nobre decorada com rico acabamento, mostrador metálico com algarismo arábico . Maquinário com mecanismo a corda funcionando, toca de quinze em quinze minutos. Preciosa manufatura Junghans , Alemanha inicio do século XX . Bom estado de conservação, funcionando com belo som. mede 21 x 40 x 14 cm . NOTA: Fábrica de relógios Junghans foi fundado em 1861 em Schramberg, na Floresta Negra. Em 1903, a empresa tinha mais de 3.000 funcionários, tornando-se a maior fabricante de relógios do mundo. Mais tarde, a Junghans se tornou o maior fabricante de cronômetros da Alemanha por meio do desenvolvimento de fábricas precisas.  A empresa de longa data remonta a 160 anos de história. Até hoje, todos os relógios foram fabricados com o maior cuidado em Schramberg. As altas exigências de design e qualidade, bem como a competência tecnológica tornam os relógios com a estrela verdadeiros clássicos.
  • TELEART - RARO E BELÍSSIMO TELEFONE CONSTRUÍDO EM MADEIRA NOBRE COM RICO ENTALHE, FINO ACABAMENTO E GUARNIÇÕES DE METAL E BAQUELITE. PRECIOSA MANUFATURA TELEART. BRASIL MEADOS DO SÉCULO XX. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. MEDE APROX 32 X 26 X 14 CM. MECANISMO E FIAÇÃO SEM TESTE, APARENTAM BOM ESTADO.

919 Itens encontrados

Página: