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Quadros

MARIANO FORTUNY Y CARBO (REUS,ESPANHA 1838 - 1874 ROMA,ITÁLIA) - Preciosa e belíssima pintura executada finamente em óleo sobre placa de madeira, ricos detalhes e movimentos com cores vibrantes. Assinado no C.I.D. medindo 26 x 39 cm. Enquadrada em moldura de época em madeira nobre trabalhada medindo 38,5 x 51,5 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: Mariano José Maria Bernardo Fortuny y Marsal nasceu em Reus, na Espanha, no dia 11 de junho de 1838. Não foi difícil descobrir e lapidar sua veia artística, uma vez que nasceu numa família repleta de artistas. Seu próprio avô ficou com sua guarda desde os seis anos de idade, quando ele ficou órfão. Foi o avô quem incentivou sua carreira artística, colocando-o aos cuidados iniciais com o pintor Domènec Soberano. Também foi na infância que ajudou o ourives e miniaturista Antoni Bassa, atividade que influenciará bastante sua carreira futura como pintor, dando ênfase a minuciosos detalhes.Em 1852 mudou-se para Barcelona na companhia de seu avô. Lá foi trabalhar na oficina do escultor Domènec Talarn, que, satisfeito com os avanços de seu jovem aluno, conseguiu uma pequena pensão para a Obra Pia e aulas gratuitas na Escola de Belas Artes de La Lonja, onde receberá pela primeira vez um vez treinamento oficial. Seus professores na Escola serão Pablo Milà e Fontanals, Luis Rigalt e Claudio Lorenzale. Em 1858, ele se mudou pela primeira vez para Roma com uma pensão da Deputação de Barcelona, onde estabelecerá amizade com outros artistas espanhóis da cidade, como Eduardo Rosales ou Dióscoro Puebla. Esta pensão tinha uma restrição rigorosa, já que ele tinha que enviar constantemente algumas de suas obras para a Deputação para validar sua estadia. Em Roma, também conheceu vários artistas italianos; entre todos eles, Attilio Simonetti, que tornou-se seu discípulo e amigo fraterno. Em paralelo, ele frequentou a escola particular de Lorenzale, onde desenvolveu, em uma visão mais ampla, seu gosto pelo romance.Em 1860, surgiu a Primeira Guerra de Marrocos, e a Deputação de Barcelona encomendou a Fortuny viajar para este país para se tornar um cronista gráfico do concurso, na companhia de Pedro Antonio de Alarcón. Ali, ele seria integrado como pintor no regimento do general Juan Prim. Em 12 de fevereiro de 1860, sua chegada a estas terras foi registrada e ele começou seu trabalho como cronista de eventos. Em solo africano, deixa-se influenciar pela luz ofuscante e principalmente pela paisagem ampla, além dos marroquinos e seus costumes, chegando a aprender inclusive um pouco do idioma local. A estadia em Marrocos não apenas gerou futuramente uma de suas telas mais famosas, A batalha de Tetuán, mas também traria mudanças importantes em sua pintura, para o resto de sua vida. No retorno para a Espanha, ele passaria em Barcelona, onde ele criaria uma amizade com a família de Madrazo.Mais uma vez em Roma, ele frequentaria a Academia de Belas Artes da França na Villa Medici, onde começaria esboços para o trabalho A Batalha de Tetuán. Mais tarde, em setembro e outubro de 1862, pediu à Deputação de Barcelona que voltasse para a África para fazer um estudo da luz do lugar em troca de enviar obras que ele aumentaria durante sua permanência em Marrocos. Esta viagem confirmou ainda mais a influência em seu estilo quando ele voltou. Suas obras foram transformadas com um estilo oriental, percebido em seu trabalho Rainha Maria Cristina revisando as tropas, solicitado pelo duque de Riansares.Fortuny casou-se com Cecilia de Madrazo, filha do pintor Federico de Madrazo e irmã do pintor Raimundo de Madrazo, com quem estabeleceria uma amizade íntima e com quem compartilhava um gosto por touradas. Esta manifestação artística apaixonou o pintor que ficou deslumbrado com seus valores plásticos e impressionado pela mistura de cor e drama ritual, elegância e brutalidade do universo taurino. Raimundo de Madrazo concluiria, depois da morte de Fortuny, um dos quadros mais expressivos do artista. Um período depois, ele pintou uma de suas pinturas mais famosas: La vicaría, considerado como o clímax de sua carreira. Aqui todos os aspectos característicos de seu trabalho estão resumidos; a meticulosidade e o uso metódico da cor, assim como o estudo exaustivo mediante o uso de luz adequada.A publicação subsequente de suas obras em gravuras acabaria por catapultar seu trabalho ao sucesso final. Em 1870, Fortuny mudou-se para Paris, onde contemplou as obras do Museu do Louvre e do Museu do Luxemburgo, sendo especialmente interessado em artistas como Horace Vernet, Eugène Fromentin, Alexandre Decamps e, especialmente, Eugène Delacroix. Naquele ano, ele exibiu várias obras no salão parisiense de Adolphe Goupil. Esta mostra foi elogiada por vários críticos como Théophile Gautier e foi um passo fundamental na sua consagração internacional. Em 1868, os Fortuny são instalados em Granada, onde Mariano pintou várias obras e onde ele vai atrair alguns de seus amigos de Paris, como Martin Rico, Jules Worms e Eduardo Zamachois.Fortuny viajou brevemente para Londres, e depois para Nápoles, com uma passagem também pela pequena cidade de Portici, no sul da Itália, onde produziria belos trabalhos. Naquela época, ele manifestava sintomas de depressão; o sucesso comercial o elevou a uma posição social e econômica invejável, mas a clientela exigiu um tipo de pintura que o impedia de evoluir. Em maio de 1874, ele voltou para Paris com a intenção de quebrar seu relacionamento com Goupil, e fugir dos compromissos das encomendas. Finalmente, em 9 de novembro de 1874, ele retornou a Roma, onde morreu em 21 de novembro, devido a uma hemorragia no estômago causada por uma úlcera. Em abril de 1875, as pinturas que ainda estavam em seu estúdio e os diferentes objetos que Fortuny havia coletado em toda sua carreira foram leiloados no Hotel Drouot em Paris, atingindo preços exorbitantes. Mariano Fortuny y Marsal, o artista espanhol que teve uma maior presença internacional no último terço do século XIX, foi um verdadeiro inovador em todas as obras da arte que produziu. Na pintura a óleo, sua técnica precisa, colorida e brilhante permitiu-lhe uma nova abordagem da natureza, especialmente na captura de luz. Isso foi influenciado pelo seu domínio da aquarela, que o consagrou como o grande promotor desta técnica em seu tempo. A prática assídua do desenho, rápida e nervosa, é o fundamento de sua capacidade de refletir os diferentes aspectos da realidade. Gravurista excepcional, foi um dos mais respeitados de sua época. Finalmente, a paixão por colecionar levou-o a reunir em seu ateliê um grande número de obras de arte e antiguidades, muitas das quais são apresentadas em museus proeminentes. N4

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MARIANO FORTUNY Y CARBO (REUS,ESPANHA 1838 - 1874 ROMA,ITÁLIA) - Preciosa e belíssima pintura executada finamente em óleo sobre placa de madeira, ricos detalhes e movimentos com cores vibrantes. Assinado no C.I.D. medindo 26 x 39 cm. Enquadrada em moldura de época em madeira nobre trabalhada medindo 38,5 x 51,5 cm. Bom estado de conservação. NOTA SOBRE O ARTISTA: Mariano José Maria Bernardo Fortuny y Marsal nasceu em Reus, na Espanha, no dia 11 de junho de 1838. Não foi difícil descobrir e lapidar sua veia artística, uma vez que nasceu numa família repleta de artistas. Seu próprio avô ficou com sua guarda desde os seis anos de idade, quando ele ficou órfão. Foi o avô quem incentivou sua carreira artística, colocando-o aos cuidados iniciais com o pintor Domènec Soberano. Também foi na infância que ajudou o ourives e miniaturista Antoni Bassa, atividade que influenciará bastante sua carreira futura como pintor, dando ênfase a minuciosos detalhes.Em 1852 mudou-se para Barcelona na companhia de seu avô. Lá foi trabalhar na oficina do escultor Domènec Talarn, que, satisfeito com os avanços de seu jovem aluno, conseguiu uma pequena pensão para a Obra Pia e aulas gratuitas na Escola de Belas Artes de La Lonja, onde receberá pela primeira vez um vez treinamento oficial. Seus professores na Escola serão Pablo Milà e Fontanals, Luis Rigalt e Claudio Lorenzale. Em 1858, ele se mudou pela primeira vez para Roma com uma pensão da Deputação de Barcelona, onde estabelecerá amizade com outros artistas espanhóis da cidade, como Eduardo Rosales ou Dióscoro Puebla. Esta pensão tinha uma restrição rigorosa, já que ele tinha que enviar constantemente algumas de suas obras para a Deputação para validar sua estadia. Em Roma, também conheceu vários artistas italianos; entre todos eles, Attilio Simonetti, que tornou-se seu discípulo e amigo fraterno. Em paralelo, ele frequentou a escola particular de Lorenzale, onde desenvolveu, em uma visão mais ampla, seu gosto pelo romance.Em 1860, surgiu a Primeira Guerra de Marrocos, e a Deputação de Barcelona encomendou a Fortuny viajar para este país para se tornar um cronista gráfico do concurso, na companhia de Pedro Antonio de Alarcón. Ali, ele seria integrado como pintor no regimento do general Juan Prim. Em 12 de fevereiro de 1860, sua chegada a estas terras foi registrada e ele começou seu trabalho como cronista de eventos. Em solo africano, deixa-se influenciar pela luz ofuscante e principalmente pela paisagem ampla, além dos marroquinos e seus costumes, chegando a aprender inclusive um pouco do idioma local. A estadia em Marrocos não apenas gerou futuramente uma de suas telas mais famosas, A batalha de Tetuán, mas também traria mudanças importantes em sua pintura, para o resto de sua vida. No retorno para a Espanha, ele passaria em Barcelona, onde ele criaria uma amizade com a família de Madrazo.Mais uma vez em Roma, ele frequentaria a Academia de Belas Artes da França na Villa Medici, onde começaria esboços para o trabalho A Batalha de Tetuán. Mais tarde, em setembro e outubro de 1862, pediu à Deputação de Barcelona que voltasse para a África para fazer um estudo da luz do lugar em troca de enviar obras que ele aumentaria durante sua permanência em Marrocos. Esta viagem confirmou ainda mais a influência em seu estilo quando ele voltou. Suas obras foram transformadas com um estilo oriental, percebido em seu trabalho Rainha Maria Cristina revisando as tropas, solicitado pelo duque de Riansares.Fortuny casou-se com Cecilia de Madrazo, filha do pintor Federico de Madrazo e irmã do pintor Raimundo de Madrazo, com quem estabeleceria uma amizade íntima e com quem compartilhava um gosto por touradas. Esta manifestação artística apaixonou o pintor que ficou deslumbrado com seus valores plásticos e impressionado pela mistura de cor e drama ritual, elegância e brutalidade do universo taurino. Raimundo de Madrazo concluiria, depois da morte de Fortuny, um dos quadros mais expressivos do artista. Um período depois, ele pintou uma de suas pinturas mais famosas: La vicaría, considerado como o clímax de sua carreira. Aqui todos os aspectos característicos de seu trabalho estão resumidos; a meticulosidade e o uso metódico da cor, assim como o estudo exaustivo mediante o uso de luz adequada.A publicação subsequente de suas obras em gravuras acabaria por catapultar seu trabalho ao sucesso final. Em 1870, Fortuny mudou-se para Paris, onde contemplou as obras do Museu do Louvre e do Museu do Luxemburgo, sendo especialmente interessado em artistas como Horace Vernet, Eugène Fromentin, Alexandre Decamps e, especialmente, Eugène Delacroix. Naquele ano, ele exibiu várias obras no salão parisiense de Adolphe Goupil. Esta mostra foi elogiada por vários críticos como Théophile Gautier e foi um passo fundamental na sua consagração internacional. Em 1868, os Fortuny são instalados em Granada, onde Mariano pintou várias obras e onde ele vai atrair alguns de seus amigos de Paris, como Martin Rico, Jules Worms e Eduardo Zamachois.Fortuny viajou brevemente para Londres, e depois para Nápoles, com uma passagem também pela pequena cidade de Portici, no sul da Itália, onde produziria belos trabalhos. Naquela época, ele manifestava sintomas de depressão; o sucesso comercial o elevou a uma posição social e econômica invejável, mas a clientela exigiu um tipo de pintura que o impedia de evoluir. Em maio de 1874, ele voltou para Paris com a intenção de quebrar seu relacionamento com Goupil, e fugir dos compromissos das encomendas. Finalmente, em 9 de novembro de 1874, ele retornou a Roma, onde morreu em 21 de novembro, devido a uma hemorragia no estômago causada por uma úlcera. Em abril de 1875, as pinturas que ainda estavam em seu estúdio e os diferentes objetos que Fortuny havia coletado em toda sua carreira foram leiloados no Hotel Drouot em Paris, atingindo preços exorbitantes. Mariano Fortuny y Marsal, o artista espanhol que teve uma maior presença internacional no último terço do século XIX, foi um verdadeiro inovador em todas as obras da arte que produziu. Na pintura a óleo, sua técnica precisa, colorida e brilhante permitiu-lhe uma nova abordagem da natureza, especialmente na captura de luz. Isso foi influenciado pelo seu domínio da aquarela, que o consagrou como o grande promotor desta técnica em seu tempo. A prática assídua do desenho, rápida e nervosa, é o fundamento de sua capacidade de refletir os diferentes aspectos da realidade. Gravurista excepcional, foi um dos mais respeitados de sua época. Finalmente, a paixão por colecionar levou-o a reunir em seu ateliê um grande número de obras de arte e antiguidades, muitas das quais são apresentadas em museus proeminentes. N4

Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições e se reservam no direito de corrigir, excluir lotes com divergências de foto e ou descrições .

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não serão mais admitidas quaisquer reclamações, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catálogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    13.1. O leiloeiro Oficial não emite Nota Fiscal eletrônica .

    13.2. Após pagamento será emitido Nota de Arrematação .

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados junto ao valor do transporte, mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio . ECT Correios e Transportadoras não Oferecem seguro contra qualquer tipo de dano .

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o término do leilão.
    O pagamento deverá ser efetuado até 48 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita. Opção de parcelamento online através do Pag Seguro Uol em até 12 vezes com taxa consulte .

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Despachamos para todos os estados. As embalagens são especiais para minimizar o risco de quebra, a casa adiciona ao valor do transporte a embalagem e traslado até a agência mais próxima e o custo é arcado pelo arrematante. A ECT CORREIOS E TRANSPORTADORAS NÃO OFERECEM SEGURO CONTRA QUALQUER TIPO DE DANO, SEGURO TOTAL NO VALOR DA COMPRA PARA FURTO E EXTRAVIO .